Tecnologia da Informação vence eleições do Programa Eleitor do Futuro na Escola do Sesi

TRE-RR - Eleitor do Futuro eleição Sesi

O partido Tecnologia da Informação foi o vencedor das eleições do Programa Eleitor do Futuro, realizadas no Centro de Educação do Trabalhador João Mendonça Furtado (Escola do Sesi), no último 3 de julho. O partido obteve 149 votos, representado por Nicole Pereira (prefeita), Milena Alves (vice-prefeita) e André Mendes (vereador).

Em segundo lugar, ficou o Partido do Urbanismo, com 34 votos. O Partido da Educação obteve a terceira colocação, totalizando 20 votos; a quarta posição foi para o Partido da Segurança, com 19 votos; e em quinto, o Partido Vida e Saúde, com treze votos. A junta eleitoral registrou cinco votos nulos e cinco votos em branco. No total, 245 estudantes do ensino fundamental do 5º ao 9º ano votaram nas quatro urnas eletrônicas disponibilizadas.

Na análise da prefeita eleita, Nicole Pereira, do 9º ano, o Programa Eleitor do Futuro serviu pra ter uma ideia de como funciona o sistema eleitoral brasileiro e para perceber que política não é só corrupção, como a maioria das pessoas imagina. “Esse projeto foi importante para aprender a melhor forma de escolhermos nossos representantes de acordo com as propostas apresentadas. Se a gente vota em alguém é porque acreditamos que ele irá contribuir para o nosso futuro. Temos também que ter consciência de cobrar dos políticos eleitos que cumpram o que prometeram durante a campanha”, ressaltou.

Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargador Mauro Campello, é fundamental que a sociedade desenvolva a ideia de cidadania emancipadora, e esta começa pelas crianças e adolescentes, elementos de transformação de uma sociedade.

“Nossa proposta é fazer a inclusão social e política de jovens entre 10 e 15 anos de idade, despertando e resgatando a cidadania por meio de aulas, palestras, concursos de redação e apresentações teatrais”, comentou Campello, ao lembrar que o sucesso do projeto ocorreu devido ao comprometimento dos parceiros e ao empenho dos servidores envolvidos e da equipe pedagógica da escola.

Segundo a coordenadora do Escritório de Projetos do TRE-RR, Marta Zaccarini, os alunos que participaram tiveram a oportunidade de acompanhar todas as etapas de um processo eleitoral democrático. “Nosso objetivo foi alcançado, pois conseguimos despertar o interesse pela participação política desses jovens a fim de que eles possam, nos futuros pleitos, escolher seus representantes de maneira consciente”, disse.

Etapas do Eleitor do Futuro

Nas eleições, foram selecionadas cinco políticas públicas concorrentes: educação, saúde, segurança, urbanismo e tecnologia da informação. Cada temática contou com candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, escolhidos em convenções partidárias. Durante a execução do projeto, foram proferidas palestras que abordaram temas como incentivo participativo, corrupção, deveres do cidadão e ética no processo eleitoral, além da realização de gincanas e concursos de redação, de desenho e de poesia.

O calendário eleitoral inclui ainda etapas como: gravação da propaganda eleitoral em vídeo, treinamento de mesário e junta eleitoral, confecção de título eleitoral, as eleições e diplomação dos candidatos eleitos. Os professores conselheiros prepararam cada grupo para elaborar as propostas que foram divulgadas junto aos alunos/eleitores no período de propaganda eleitoral, iniciado no dia 9 de junho e encerrado no dia 2 de julho, cuja gravação e edição foram executadas pelo Lions Club Boa Vista Oswaldo Carolino.

Conforme explicou o coordenador do Programa Eleitor do Futuro, juiz Antônio Martins, a metodologia utilizada permite que os estudantes realizem as atividades do calendário eleitoral de forma lúdica e contextualizadas em um processo democrático e sócio-participativo. “Os alunos vivenciam todo o processo eleitoral, têm contato com a urna eletrônica e passam a conhecer uma pouco mais sobre o sistema de votação brasileiro. A proposta é despertar a cidadania de crianças e adolescentes”, disse o coordenador.

Voto Ético – De acordo com o coordenador do programa Voto Ético, juiz Jean Michetti, paralelo ao Eleitor do Futuro, foi implementada a conscientização política para disseminar a campanha pelo voto ético. “Trata-se de outro projeto de educação política do TRE-RR que visa melhorar a percepção dos eleitores na hora do voto. Com isso, pretendemos que os alunos sejam multiplicadores dessa campanha junto a sua comunidade e no âmbito de sua família”, salientou.

Meu Primeiro Voto Os alunos têm a oportunidade de conhecer ainda o Programa Meu Primeiro Voto, que visa conscientizar jovens acerca do exercício da cidadania e a favorecer a compreensão quanto à importância do voto para a consolidação da democracia e o desenvolvimento do país.

Histórico do Eleitor do Futuro – O Programa Eleitor do Futuro foi idealizado pelo ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira quando corregedor do Tribunal Superior Eleitoral e implementado por alguns estados da federação. Em Roraima, o programa teve execução na gestão do biênio 2003⁄2005, tendo alcançado desempenho positivo ao ponto de projetar o Tribunal à responsabilidade de coordenação executiva do programa em plano nacional, época em que o então presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, ocupou o cargo de presidente da Comissão Executiva Nacional do Projeto Eleitor do Futuro.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido