Biometria Eleitoral em Mucajaí vai até dia 30 de outubro

TRE-RR - Biometria Mucajaí

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) iniciou, no último dia 14 de setembro, a segunda fase do Programa Biometria Eleitoral, com o objetivo de recadastrar 10.939 eleitores de Mucajaí e 4.996 cidadãos de Iracema. Várias autoridades participaram do lançamento oficial, como o presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, a vice-presidente/corregedora, Elaine Bianchi, o juiz da 6ª Zona Eleitoral, Bruno Fernando Alves, o diretor geral Vick Aglantzakis e o prefeito de Mucajaí, Josué Jesus Paneque.

Na sede de Mucajaí, o recadastramento iniciou nesta segunda-feira (14) e vai até o dia 30 de outubro, no Cartório da 6ª Zona Eleitoral. Equipes da Justiça Eleitoral também irão realizar atendimento em outras localidades de Mucajaí.

No dia 24 de setembro, o recadastramento será na Vila do Tamandaré. Os moradores da Vila do Roxinho receberão os serviços dia 25/09. No Apiaú o atendimento ocorrerá de 28/09 a 02/10. No dia 05/10, o TRE-RR estará na Vila da Penha, no dia 06/10 na Vila Nova Esperança e, no período de 7 a 9/10, na Vila Samaúma.

Documentação

Para se recadastrar, basta o eleitor comparecer na 6ª Zona Eleitoral, localizada na avenida Padre Ricardo Silvestre, 269, Centro e apresentar documento de identificação oficial com foto (carteira de identidade, de trabalho, de habilitação ou passaporte), comprovante de residência atualizado e o título de eleitor. Não é necessário levar xerox. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo para almoço.

Segurança

A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. Com isso, fica praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

Etapas

O procedimento de revisão eleitoral abrange quatro etapas: atualização dos dados biográficos, digitalização da assinatura, fotografia e coleta das digitais de todos os dedos das mãos. “Esse tripé, transparência, segurança e democracia é o que a nossa Justiça Eleitoral quer demonstrar, porque a rapidez e eficiência já demostramos com nossa urna eletrônica. Agora, com a biometria, nós acreditamos de forma efetiva, que o Brasil vai dar mais um exemplo para o mundo”, ressaltou o presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, pedindo o envolvimento da sociedade no processo de recadastramento.

Atualmente, Roraima possui 303.449 eleitores, dos quais 194.026 eleitores de Boa Vista, o que representa 63,94%, que já votam utilizando o sistema da biometria. Em Iracema, o recadastramento biométrico dos 4.996 eleitores inicia no dia 13 de outubro e encerra dia 30 de outubro, na Câmara Municipal.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido