TRE-RR realiza retotalização de votos e Júlio Cézar será diplomado

TRE-RR - TSE

Em cumprimento à decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Herman Benjamin, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) procedeu, na manhã desta terça-feira, 13 de dezembro, a retotalização dos votos dados ao vereador e candidato à reeleição Júlio Cézar Medeiros Lima (PTN). Após o procedimento, Marcelo Lopes (PEN), que obteve 1.607 votos, perdeu a vaga na Câmara Municipal de Boa Vista para Júlio Cézar, que conseguiu 2.267 votos, e será diplomado no próximo dia 16 de dezembro.

 

O registro de candidatura de Júlio Cézar foi indeferido na 1ª Zona Eleitoral em razão da ausência de documento que comprovasse a sua escolaridade. Para suprir essa ausência, ele anexou comprovação de exercício de mandato eletivo no cargo de vereador da Capital. No entanto, o juiz indeferiu o registro pois, segundo a Súmula 15 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a comprovação de mandato eletivo não supre a escolaridade.

 

O candidato foi notificado para juntar o comprovante de escolaridade mas não apresentou ao juiz da 1ª ZE. Somente no recurso eleitoral junto ao TRE-RR foi apresentado o referido comprovante. O relator do processo, juiz Diego Oliveira, citou a Súmula 3 do TSE para justificar que o candidato perdeu o prazo para suprir o defeito do pedido e não havia possibilidade de anexar quaisquer documentos no recurso.

 

No último dia 1º de outubro, o advogado de Júlio Cézar ingressou com recurso especial no TSE. Na decisão, o ministro Herman Benjamin deferiu o registro de candidatura por entender que é possível a juntada de documentos enquanto não esgotada a instância ordinária ainda que tenha sido anteriormente dada oportunidade ao requerente para suprir a omissão. O processo com a decisão foi remetido pelo TSE e chegou ontem (12/12) no TRE-RR

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido