TRE-RR adquire antenas fixas e transportáveis e dobra velocidade de acesso à internet

TRE-RR - Antenas novas

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) assinou contrato com a empresaVodanet Serviços de Comunicação e Multimídia Ltda. para a prestação de serviços de telecomunicações, com o objetivo de fornecer solução de comunicação de dados bidirecional VSAT (Very Small Aperture Terminal), para integração do TRE-RR aos cartórios eleitorais e postos de atendimento ao eleitor nas diversas regiões do Estado.

 

O Contrato n.º 016/2016 abrange a locação de dez antenas VSAT transportáveis e a disponibilização de dez links de comunicação, na modalidade acesso à internet por satélite, com operação em banda Ku e velocidade de 2 Mbps, incluindo instalação/desinstalação, fornecimento de enlaces de comunicação de dados e dos insumos necessários, operação, manutenção e gerência, pelo período de 12 meses, no valor de R$ 251.025,60.

 

Conforme explicou o secretário de tecnologia da informação do TRE-RR, Wanderlan Fonseca, atualmente, a comunicação backbone secundária, que corresponde a conexão entre todos os cartórios eleitorais do interior com o TRE-RR, é provida por uma antena de 1,2m de parábola e velocidade de comunicação de 1 Mbps.

 

“O novo modelo de antena é bem mais fácil de montar e desmontar. Além disso, o container onde ela será transportada é muito mais resistente e compacto. Com a aquisição das novas antenas transportáveis, nós duplicamos essa velocidade de comunicação com os cartórios e postos de atendimento para 2 Mbps. Isso representa mais agilidade em todos os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral que utilizam a internet como ferramenta”, destacou.

 

Antenas fixas

Além das antenas móveis, o TRE-RR firmou contrato com a empresa Hugues Telecomunicações do Brasil Ltda., cujo objeto é alocação de sete antenas VSAT fixas, para integração do TRE-RR aos cartórios das 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª Zonas Eleitorais do Estado. O contrato prevê ainda a disponibilização de link de comunicação por satélite, na modalidade transporte VPN, com operação em banda Ku e velocidade de 2 Mbps, pelo período de 12 meses, no valor de R$ 136.294,28.

 

Fonseca informou que atualmente existem seis antenas fixas no interior e uma na 5ª Zona Eleitoral. “Com a aquisição das dez antenas móveis, teremos o backup (cópia de segurança) das sete antenas fixas, além de duas para utilizar na Justiça Eleitoral Itinerante e uma reserva”, relatou Fonseca.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido