Justiça Eleitoral realiza geração de mídias, carga e lacre das urnas eletrônicas

TRE-RR - Geração de mídias

A Justiça Eleitoral realiza nesta terça-feira (20/09), a partir das 9 horas, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), os procedimentos de geração de mídias das 1.388 urnas eletrônicas disponibilizadas para as eleições municipais de 2016. Neste pleito, 324.805 eleitores estão aptos a votar nas 1.120 seções eleitorais existentes, distribuídas em 308 locais de votação, em oito zonas eleitorais que abrangem 15 municípios.

 

De acordo com o calendário, nesta quarta-feira (21/09), a partir das 9 horas, serão realizados os procedimentos de carga e lacre das urnas a serem utilizadas nos municípios das 2ª, 3ª, 4ª, 6ª, 7ª e 8ª zonas eleitorais (ZEs). No próximo dia 22 de setembro, ocorrerá a carga e lacre das urnas eletrônicas das 1ª e 5ª ZEs. Caso não sejam encerrados todos os procedimentos, no dia 23 de setembro, acontece a carga e lacre do restante das urnas da 5ª ZE.

 

Conforme explicou o secretário de tecnologia da informação do TRE-RR, Wanderlan Fonseca, a geração de mídias consiste em armazenar nos flashs cards (cartões de memórias) os sistemas de dados dos eleitores e também dos candidatos por meio da geração de tabelas que incluem o nome do candidato, partido, foto, cargo, número, seção e lista de eleitores com nome e número do título.

 

Fonseca disse ainda que são utilizadas as seguintes mídias: cartões de memória de carga, cartões de memória de votação, memória de resultado e cartões de contingência. Após a geração de mídias, ocorre o procedimento de carga, que significa transferir para as urnas os dados inseridos nos cartões de memória. As memórias de votação ficam em compartimento lacrado na urna e guardam as informações da votação. Por fim, a memória de resultado é aquela na qual, após o fechamento da seção, é gravado o resultado da votação e enviado para a totalização. 

 

“Os técnicos da Justiça Eleitoral executam todos os procedimentos com atenção redobrada. É um serviço criterioso e de fundamental importância porque não pode haver erros. O número da seção, a data e hora devem ser informados corretamente à urna eletrônica para que não ocorram imprevistos no decorrer da eleição”, disse Fonseca.

 

As atividades podem ser acompanhadas por representantes de partidos, coligações, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil de Roraima. O processo marca o fechamento do sistema de registro de candidaturas, que a partir de agora não pode mais ser modificado. Segundo a legislação, irão para as urnas candidatos com os registros deferidos e também os indeferidos com recurso, pois até a decisão final do processo, estes ainda estão aptos a fazer campanha

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido