Mesários lotam auditório da Cathedral para assistir treinamento lúdico

TRE-RR - Peça teatral treinamento de mesários

Numa iniciativa inédita, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) realiza treinamento lúdico direcionado aos mesários de Boa Vista que irão atuar no pleito deste ano, no qual serão eleitos prefeitos e vereadores. No palco do auditório da Faculdade Cathedral, aproximadamente mil pessoas assistiram à uma apresentação cênica que simula diversas situações práticas que ocorrem no dia das eleições, encenada por 20 servidores da Justiça Eleitoral.

 

Conforme explicou o secretário de tecnologia da informação do TRE-RR, Wanderlan Fonseca, a peça inicia com os procedimentos de entrega dos materiais ao mesário (urna e sacola) pelo coordenador do local de votação, e, em seguida, os servidores encenam como ocorre a preparação da seção eleitoral.

 

No decorrer da peça, que envolve os diversos atores do processo eleitoral, são mostradas ao público, de forma irreverente, as ocorrências especiais que surgem durante a votação. “A peça teatral é uma maneira de capacitar os mesários utilizando um método informal. Acreditamos que o conteúdo repassado é absorvido com mais facilidade através dessa metodologia lúdica”, disse Fonseca.

 

O cenário simula uma seção de votação composta por diversos personagens como o coordenador do local de votação, os mesários, os fiscais, o candidato acompanhado de seu assessor, o eleitor idoso com dificuldade de votar, a eleitora com o filho pequeno, o eleitor com dificuldade de mobilidade e o bêbado inconveniente.

 

O treinamento iniciado ontem (14/09), segue nos dias 15 e 16 de setembro, sempre das 18h às 21h. “Essa capacitação é especifica para os 2.580 mesários que atuarão em Boa Vista, mas a intenção é estender o treinamento para os mesários do interior do Estado nas próximas eleições”, finalizou o secretário.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido