E-Título substitui documento impresso

E-Título substitui documento impresso

TRE-RR - E-Título

Iniciativa, que será usada em todo o país, possibilita acesso, por meio do smartphone ou tablet, a uma via digital do título eleitoral

 

Os eleitores de Roraima que possuem aparelho do tipo smartphone ou tablet não precisam ir a um Cartório Eleitoral para retirar a segunda via de seu título de eleitor. O e-Título, aplicativo que permite acessar uma via digital do documento está disponível. A novidade é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) que foi abraçada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será adotada em todo o país.

 

Para o eleitor, o benefício virá na facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título de eleitor.

 

De acordo com Wanderlan Fonseca, secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RR, os eleitores de Roraima que possuírem aparelhos do tipo smartphone ou tablete já podem ter acesso ao documento digital. “De posse do e-título, o documento físico se torna desnecessário, o que significa economia de tempo, evitando-se deslocamentos aos cartórios eleitorais”, disse.

 

Fonseca lembra que os eleitores de Boa Vista, que, em função do rezoneamento, passaram da 5ª para a 1ª Zona Eleitoral, e que puderem e quiserem baixar o aplicativo não necessitarão retirar seu documento no cartório. “O e-título contém todas as informações do documento impresso, a exemplo do número da zona, seção e local de votação”, lembrou.

 

Conforme regulamentação do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, o eleitor que tiver cadastrado biometricamente e baixar o aplicativo, não necessitará apresentar carteira de identidade, a não ser que sua digital não seja reconhecida. “Nesse caso, a identidade é indispensável para dissipar qualquer dúvida, quanto à identidade do eleitor”, concluiu Wanderlan Fonseca .

 

Como funciona

Para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar o aplicativo e-Título, disponível no Google Play e na App Store e inserir no aplicativo, o número do seu título eleitoral, nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido