Justiça Eleitoral promove Seminário Eleições 2018

Justiça Eleitoral promove Seminário Eleições 2018

TRE-RR - Fake news

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) realiza no próximo dia 4 de junho (segunda-feira), das 15h às 18h, no auditório da instituição, o Seminário Eleições 2018. O evento, que abordará temas como Fake News, Registro de Candidatura, Doações Eleitorais e Prestação de Contas, é direcionado a magistrados, promotores de Justiça, representantes de partidos políticos, advogados eleitorais, servidores da Justiça Eleitoral, jornalistas, candidatos e estudantes.

De acordo com a organizadora do evento e diretora da Escola Judiciária Eleitoral de Roraima (EJE-RR), juíza Rozane Ignácio, o principal objetivo é promover o esclarecimento para os operadores do direito, imprensa, partidos políticos, pretensos candidatos, eleitores e público em geral, no que tange a propagação de notícias falsas, imprecisas e caluniosas.

“Nossa proposta é alertar, prevenir e coibir as chamadas Fake News nas Eleições 2018, bem como destacar as possíveis punições para aqueles que adotarem esses comportamentos ilegítimos se valendo das redes sociais para prejudicar a legitimidade das eleições, já que denigrem a imagem dos candidatos, induzindo o eleitor a erro”, disse.

Para a presidente do TRE-RR, desembargadora Tânia Vasconcelos, iniciativas como esta visam discutir assuntos que refletem diretamente na realização do pleito eleitoral. “Vamos conversar, esclarecer e debater temas palpitantes que sempre estão em pauta no cotidiano da Justiça Eleitoral. Além de um palestrante convidado, teremos também a participação dos nossos servidores ‘prata da casa’, que lidam diretamente com essas questões todos os dias”. 

 

Programação do Seminário Eleições 2018

 

15h – Abertura: presidente do TRE-RR, des. Tânia Vasconcelos

15h15Palestra 1: Registro de Candidatura – José Maria Neto, analista judiciário do TRE-RR

15h35 - Palestra 2: Doações Eleitorais – Alísio Macêdo, coordenador de Controle Interno do TRE-RR

15h55Palestra 3: Prestação de Contas – João Batista F. da Silva, chefe da Seção de Exame de Contas Partidárias e Eleitorais do TRE-RR

16h15 - Participação do público/Perguntas

 

16h30 - Intervalo

 

16h40 - Palestra 4: As Fake News e seus reflexos no processo eleitoral – Alexandre Basílio – Analista Judiciário do TRE/RS

17h10 – Mesa de Debates sobre Fake News - Mediadora: Juíza Rozane Ignácio (Diretora da EJE/RR); Debatedores: Des. Tânia Vasconcelos (Presidente TRE/RR), Juiz Rárison Tataíra (Propaganda TRE/RR), Fábio Barros (Coordenador de Eleições – TRE/RR), jornalista Raimundo Siqueira (Ascom TRE/RR) e jornalista Cyneida Correia (Folha de Boa Vista).

17h40 – Participação do público/Perguntas

 

18h - Encerramento

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido