Leonardo Cupello é o novo Corregedor Regional Eleitoral do TRE-RR

Leonardo Cupello é o novo Corregedor Regional Eleitoral do TRE-RR

TRE-RR - Posse Leonardo Cupello 2019

O desembargador Leonardo Pache de Faria Cupello tomou posse no cargo de vice-presidente/corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), dia seis de fevereiro, para o biênio 2019/2021. A solenidade foi prestigiada pelos chefes dos poderes constituídos, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, autoridades civis e militares do Estado, servidores e familiares do empossado.

O novo corregedor é carioca e está na magistratura roraimense desde 1993, tendo ascendido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Roraima em setembro de 2015.

Em seu discurso de posse, o desembargador Leonardo Cupello falou sobre a alegria de assumir mais um desafio profissional. “Na busca incessante de realizar a Justiça, me volto nesta oportunidade, mais uma vez, a defender os valores e princípios inerentes a esta instituição já consolidada que é a Justiça Eleitoral de Roraima, que além de buscar a paz social na resolução das lides eleitorais, se constitui como a verdadeira guardiã da democracia”, destacou o corregedor.

 

Histórico

LEONARDO PACHE DE FARIA CUPELLO nasceu no Rio de Janeiro, filho de Raphael Cupello (falecido) e Saisyl Pache de Faria Cupello e neto do Des. Pache de Faria (presidente do TJ/RJ), graduou-se em Direito pela Faculdade Cândido Mendes em 1982.

No período de 1985 a 1986 criou a coluna de Direito no caderno do "Encontro do Jornal Fluminense" em Niterói-RJ, na qual publicou diversas matérias jurídicas.

Nos idos de 1988/1989 foi professor universitário da "Faculdade de Direito Tiradentes" em Aracaju/SE.

Nesta terra de Macunaima, foi consultor jurídico da Presidência do Tribunal de Justiça entre 1991 e 1992, além de assessor jurídico da Presidência no período de 1992 a 1993.

Ingressou na magistratura estadual em 1993.                          

Destacou-se na Presidência do Tribunal do Júri Popular, atuando em mais de mil sessões de julgamento.

A partir de 2007, foi titularizado na outrora denominada 5.ª Vara Criminal, e, desde setembro 2013 foi convocado para compor o Tribunal de Justiça.

Na Justiça Eleitoral, foi juiz titular da 3ª e 5ª zonas eleitorais e juiz membro do TRE-RR.

Como juiz auditor, instalou a Justiça Militar no Estado de Roraima, em agosto de 2002.

Foi diretor do Fórum Advogado Sobral Pinto, juiz auxiliar da Presidência e membro da Turma Recursal dos Juizados Cíveis e Criminais.

Tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, no dia 14 de setembro de 2015.

No campo literário, é autor consagrado de vários livros na seara penal e processual penal.

Como docente, nos anos de 2006/2007, lecionou Direito Penal na Faculdade de Direito do hoje Centro Universitário Estácio da Amazônia. Hoje é professor concursado da Universidade Estadual de Roraima (UERR).

No campo acadêmico, concluiu especialização e mestrado em Ciências Jurídico- Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa/Portugal em 2002 e 2005, respectivamente.

É doutorando pela Universidade de Barcelona, na Espanha.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido