Prazo para envio de lista de filiados pelos partidos via internet encerra dia 12

Prazo para envio de lista de filiados pelos partidos via internet encerra dia 12

TSE divulga calendário de eleições suplementares 2019

Filiação partidária é um dos requisitos para a obtenção do registro de candidatura a cargos eletivos

 

Todos os 33 partidos políticos registrados em Roraima têm até as 18 horas do próximo dia 12 de abril para enviarem à Justiça Eleitoral a relação atualizada de seus filiados pela internet. A lista só será processada se for apresentada dentro do prazo determinado e deve conter a data de filiação e os números dos títulos e das seções eleitorais em que os filiados às legendas estiverem inscritos.

Essa regra é prevista na Lei nº 9.096/1995, segundo a qual as legendas devem entregar, anualmente, a lista aos juízes eleitorais de cada localidade sempre na segunda semana dos meses de abril e outubro. A determinação também está prevista no Provimento nº 4, da Corregedoria Geral Eleitoral (CGE).

A filiação partidária é um dos requisitos para a obtenção do registro de candidatura a cargos eletivos. O pretenso candidato deve estar filiado à sigla pela qual pretende concorrer com seis meses de antecedência.

Após receber a relação dos filiados dos partidos, a Justiça Eleitoral pesquisa as duplicidades de filiação partidária, ou seja, identifica as pessoas que estão ligadas a mais de uma agremiação, o que não é permitido pela legislação eleitoral. De acordo com o cronograma, no período de 13 a 16 de abril serão identificadas as possíveis duplicidades de filiação.

Outra data importante no calendário é o dia 22 de abril, quando ocorrerá a divulgação das duplicidades de filiação. Nesta data, haverá ainda a publicação, na internet, das relações oficiais de filiados; o início da contagem do prazo para resposta nos processos de duplicidade de filiação; e a geração das notificações para partidos e filiados envolvidos em duplicidade.

Conforme explicou o coordenador da Corregedoria Regional Eleitoral de Roraima, Hermenegildo D’àvila, 13 de maio é o último dia para apresentação de resposta por filiados e partidos envolvidos. “Os representantes partidários devem ficar atentos aos prazos estabelecidos pela Justiça Eleitoral para evitar que seus filiados sejam prejudicados”, disse ao lembrar que a data limite para decisão das situações sub judice será no dia 23 de maio.

 

Filiaweb

As informações devem ser enviadas eletronicamente por meio do sistema Filiaweb, ferramenta que permite a interação on-line com o Sistema de Filiação Partidária. A legislação eleitoral determina que, se a relação de filiados não for enviada pelos partidos até o prazo fixado no provimento da CGE, a filiação constante da última relação remetida à Justiça Eleitoral permanecerá inalterada.

 

Estatísticas

Atualmente, dos 335.890 cidadãos aptos a votar em Roraima, 57.383 são filiados a partidos políticos, o que representa 17,08% do eleitorado. As legendas com maior número de filiados são: Partido Republicano Progressista (PRP) – 6.953 membros, Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) – 5.167 e Partido Democrático Trabalhista (PDT) – 5.108.

Uma novidade dos últimos anos é que o TSE mantém atualizada uma área de estatística de filiados. O levantamento desses números somente é possível porque, com a informatização dos procedimentos, no momento em que o representante do partido procede à filiação ou à desfiliação de um novo membro, ele mesmo pode alimentar o sistema Filiaweb, que é atualizado em tempo real.

Apesar de não ser uma exigência legal, o TSE informa os novos dados de filiados após o fechamento de cada mês. Os dados de fevereiro deste ano, por exemplo, mostram que o total de filiados hoje no Brasil é de 16.795.164. O partido com o maior número de filiados é o MDB, com 2.391.656 membros, representando 14,2% do total em todo o país.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido