Dia da Saúde é celebrado na Justiça Eleitoral roraimense

Ergonomia, Depressão e A influência da alimentação e do estresse nos problemas gástricos foram temas tratados nas palestras

Duas palestrantes em pé falam para servidores do TRE no plenário

Com o objetivo de promover um momento de interação e proporcionar qualidade de vida aos servidores da Justiça Eleitoral roraimense, a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) realizou no último dia 16 de agosto, no plenário da instituição, um ciclo de palestras alusivas ao Dia da Saúde.

Na abertura do evento, a acadêmica do 6º semestre de bacharelado em Educação Física, Larissa Adriele, convidou os servidores para praticar uma série de exercícios físicos de ginástica laboral, com a proposta de melhorar a saúde e evitar lesões por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.

A primeira palestra foi proferida pelo engenheiro civil, geólogo e professor do Instituto Federal de Roraima, Williams Pereira, que falou sobre a importância da ergonomia na otimização das condições de trabalho. “A ergonomia é um processo de adaptação para o ambiente de trabalho. Trata-se de uma ciência que engloba matemática, fisiologia, psicologia e antropometria”, destacou.

No intervalo do evento, foi realizado um lanche colaborativo saudável. Em seguida, as psicólogas Cássia Dias e Yasmim Leitão ministraram a palestra “Depressão e seus impactos na relações sociais e profissionais”. Elas abordaram alguns temas para prevenir e minimizar alguns sintomas ligados ao estresse e à depressão. 

“Saúde mental é um estado de completo bem-estar físico, social e mental, e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade. Infelizmente, muitas pessoas pensam que só ficamos doentes fisicamente e isso não é verdade. Temos que cuidar não só da saúde física, mas também temos que levar em consideração a saúde mental para termos uma boa qualidade de vida. Tem que haver um equilíbrio”, salientou.

“A influência da alimentação e do estresse nos problemas gástricos” foi a última palestra do evento, proferida pela médica Talita Gomes. “Nosso intestino é o segundo cérebro. Transtornos emocionais podem causar dor de estômago. O estresse e a ansiedade geram a liberação de ácidos que podem ocasionar uma gastrite nervosa. Cuidar da alimentação é fundamental, como comer frutas, legumes e verduras. Alimentos processados e embutidos não são recomendados, pois aumentam a acidez e predispõe à inflamação no organismo”, disse.

De acordo com o coordenador da CGP do TRE-RR, José Maria Neto, estudos estão sendo feitos para a realização de exames periódicos de saúde, considerando que, estatisticamente, os servidores estão sofrendo uma série de patologias, trazendo prejuízos para as suas atividades laborais. “Esse evento é importante e não consiste apenas na busca pelo Selo do CNJ, mas sim uma preocupação com a saúde do servidor. Esse é apenas o primeiro de uma série de programas que pretendemos implantar para proteger e atuar de forma preventiva a fim de evitar várias doenças”, comentou Neto.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido