Presidente do TRE-RR participa do 77° Coptrel

“Inovação como motor propulsor de eficiência e sustentabilidade na Justiça Eleitoral" foi o eixo temático

Carta do Coptrel Natal define proposições para Justiça Eleitoral. Confira!

O desembargador Leonardo Cupello, presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), participou do 77º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), que ocorreu em Natal/RN, nos dias 7 e 8 de novembro. O eixo temático foi a “Inovação como motor propulsor de eficiência e sustentabilidade na Justiça Eleitoral”. As Eleições Municipais de 2020, as boas práticas entre os regionais e os incrementos de tecnologias na Justiça Eleitoral também estiveram na pauta das discussões.

Além da reunião entre os presidentes, também foram realizados encontros entre os diretores-gerais e assessores de comunicação de cada TRE. Ao final do evento, como de costume a cada encontro do colégio de presidentes, uma carta foi escrita com as proposições que surgiram a partir das deliberações acerca de temas de interesse da Justiça Eleitoral.

Dentre os pontos destacados na carta, estão a regulamentação da utilização de aplicativos de mensagem instantânea; o incentivo à participação da mulher na política brasileira; a preocupação com a exclusão da lei de diretrizes orçamentárias destinada à aquisição de urnas eletrônicas; o estímulo à realização de estudos para viabilizar a supressão do comprovante do caderno de votação; e a otimização do sistema Elo.

O 77º Coptrel, sediado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), foi uma edição bastante elogiada pelos participantes no que se refere à organização e às atrações. Durante os dias de evento, os presidentes, diretores-gerais e assessores de comunicação dos TREs participaram de reuniões e exposições marcadas pelas temáticas de inovação e sustentabilidade, sempre com foco as Eleições 2020. Na abertura, ocorreu a conferência do ministro do Tribunal Superior Eleitoral Tarcísio Vieira de Carvalho Neto sobre "Os desafios da Legislação Eleitoral".

Já o segundo dia de atividades contou com palestras dos ministros Marcelo Navarro Ribeiro Dantas (STJ) e Luiz Alberto Gurgel de Faria (STJ), que falaram, respectivamente, sobre “Desafios da efetividade da Jurisdição” e “Jurisdição e Inteligência Artificial”. Além disso, o jornalista Gaudêncio Torquato conduziu o painel “A Justiça Eleitoral na visão da imprensa”. O evento proporcionou ainda bastante troca de experiências entre os tribunais, que compartilharam as boas práticas e as iniciativas de sucesso de cada regional.

O 77º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais também cedeu espaço para fomentar cultura. Durante seus dois dias de programação, os presidentes, diretores gerais, assessores e demais participantes do evento puderam conferir exposições artísticas produções de obras de arte e momentos de celebração com cantores renomados da cultura nordestina.

A primeira exposição, intitulada “Entre Fronteiras” é uma iniciativa da Galeria Iguales, cujo propósito foi unir três pintores potiguares de diferentes escolas artísticas, atuando em distintos territórios e curvas técnicas, sendo eles Jayr Peny, Sávio Bezerra e Alex Jr. Já a segunda, “Formas em Movimento”, se tratou de uma exposição do escultor Demetrius Coelho, que trouxe uma coletânea com peças do próprio acervo em materiais com aço corten, mármore, madeira de demolição e resina.

O arquiteto e artista plástico mossoroense, Carlos Careca, também participou do evento retratando a presente solenidade de abertura em uma tela de 1.20 x 70 cm, usando a técnica “óleo sobre tela”, no estilo expressionista. O trabalho foi doado pelo autor a este Regional e, por conseguinte, passará a integrar o acervo interno.

O hino nacional brasileiro, escrito por Joaquim Osório Duque-Estrada e produzido por Francisco Manuel da Silva, ganhou voz através da atriz mossoroense Tony Silva. A artista potiguar já atuou em peças teatrais das obras “Capitães de Areia”, “Chuva de Bala no País de Mossoró”, “Auto da Liberdade” e “Morte de Vida Severina”. Além de Tony, o também cantor Dorgival Dantas cantou no Jantar Privativo para Participantes do Coptrel e Acompanhantes, no Ocean Palace Beach Resort.

 

Sobre o Coptrel

O Coptrel foi criado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis. É uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, integrada pelos desembargadores que estiverem na presidência dos TREs. O Colégio tem como Presidente de Honra o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, atualmente a ministra Rosa Weber. Nas reuniões do Coptrel, os presidentes dos Tribunais Regionais têm a oportunidade de se reunirem, discutindo questões que afetam a todos. O objetivo é aperfeiçoar a prestação do serviço e desenvolver ferramentas que auxiliem no processo eleitoral. Ao final, são divulgadas a ata do encontro e uma carta na qual são elaboradas proposições para incrementar a atuação dos tribunais.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido