Corregedores Eleitorais de todo o país reúnem-se em Florianópolis

47º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais promove reuniões, palestras e debates com vista às Eleições 2020

Foto oficial de Corregedores

O desembargador Leonardo Cupello, presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), participou do 47º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais, realizado nos dias 24 e 25 de outubro, em Florianópolis. O objetivo do evento foi debater assuntos pertinentes às Corregedorias Regionais Eleitorais (CREs) de todos os 27 TREs do país.

Na abertura, o presidente do Colégio de Corregedores, desembargador Waldir Nuevo Campos, após agradecer as diversas instituições e entidades que colaboraram com o evento, em especial o TRE-SC, lembrou dos desafios a serem enfrentados no próximo pleito eleitoral. “Teremos uma eleição complexa, e os trabalhos aqui desenvolvidos serão essenciais para que possamos nos preparar adequadamente às responsabilidades que cabem às corregedorias dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil”, afirmou.

Na sequência, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-SC, desembargador Jaime Ramos, destacou “o orgulho, a alegria, o entusiasmo e o respeito” investido na recepção dos participantes do evento, caracterizando-o como “um momento não só de trabalho”, mas também de troca de culturas, experiências e práticas profissionais. “Teremos eleições em 5.568 municípios em 2020, e são reuniões como esta que permitem alinhar temas eleitorais como convenções, registros de candidatura, preparação de urnas e propaganda eleitoral, entre outros, para que tornemos o processo eleitoral o mais transparente, seguro, organizado e fiscalizado possível. Tudo isso em prol do eleitor, que deve ser o grande protagonista da gestão pública”.

Após a abertura, o presidente do Colégio proferiu a palestra “Enfrentamento da desinformação”, tratando da complexidade do processo político-eleitoral atual e da importância do entendimento do cidadão quanto as ameaças à democracia.

Além do presidente do Colégio e do corregedor do TRE catarinense, também fizeram parte da mesa de honra o presidente do TRE-SC, desembargador Cid José Goulart Júnior, o juiz auxiliar da presidência do TSE, Ricardo Fioreze, e os desembargadores Cláudio Brandão de Oliveira e Leonardo Pache de Faria Cupello, primeiro e segundo secretários do Colégio de Corregedores, respectivamente.

O evento seguiu na sexta-feira (25), com a concessão da Medalha do Mérito Eleitoral ao ministro Jorge Mussi, pela relevante contribuição prestada à Justiça Eleitoral catarinense, e debates que incluem temas como a implantação do Processo Judicial Eletrônico na Justiça Eleitoral, a propaganda na internet e a participação feminina na política.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido