Campanha #DemocraciaTodoDia alcança mais de 30 milhões

Iniciativa do TSE destacou a importância do tema e contou com a adesão de diversas entidades públicas e privadas

campanha democracia

O Dia Internacional da Democracia foi comemorado em todo o mundo no último domingo (15), e os perfis oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas redes sociais não perderam a oportunidade de reafirmar a importância da democracia como um bem a ser protegido. Em quatro dias, a mobilização, realizada entre os dias 13 e 16 de setembro, atingiu mais de 11,5 milhões de pessoas apenas nas redes do tribunal. Considerando o engajamento dos parceiros, o alcance foi muito superior: apenas no Twitter, foram cerca de 30,2 milhões de internautas usando a hashtag #DemocraciaTodoDia, de acordo com relatório da ferramenta gratuita Talkwalker.

Na mobilização, o Tribunal apresentou a “Turma da Democracia” em suas páginas no Youtube, Facebook, Twitter e Instagram. A turma é constituída de personagens divertidos e parcialmente humanizados, representados em diversos tipos de peças concebidas especialmente para a ocasião. Os vários personagens mostram como a democracia se revela em ações cotidianas, como na vida em família, na comunidade ou mesmo na internet, facilitando o entendimento do público sobre o tema.

Além disso, a participação popular e a atividade partidária foram algumas das formas de exercício democrático ressaltadas pela campanha. No mesmo sentido, foi chamada a atenção do público para os inimigos da democracia, como a desinformação, a falta de representatividade e o desrespeito às diferenças, entre outros. “Planejamos esta campanha pensando no potencial das redes sociais e estamos muito satisfeitos com o resultado”, afirma a Assessora-Chefe de Comunicação do TSE, Ana Cristina Rosa. “Além de contarmos com o apoio e engajamento de instituições do Judiciário, Legislativo e da Sociedade Civil, conseguimos fazer com que a mensagem em torno da importância da democracia alcançasse um número considerável de pessoas em um curto espaço de tempo.”

 

Números do TSE

Os números atingidos nos perfis oficiais do TSE são os seguintes. No Facebook, as 13 publicações realizadas atingiram mais de 8,3 milhões de pessoas nos quatro dias da ação. No Twitter, o resultado também não deixou a desejar: as 15 publicações alcançaram 2 milhões de pessoas. Para se ter uma ideia, durante todo o mês de agosto, o alcance do perfil do TSE na rede social não passou de 700 mil pessoas. Já no Instagram, as 11 publicações no feed e nos stories atingiram 1,3 milhão de pessoas.

A Assessoria de Comunicação (Ascom) do TSE dará continuidade à ação de comunicação em torno da importância da democracia. Até o final do ano, estão programadas outras iniciativas para movimentar o debate nas redes sociais em torno da valorização da democracia como bem difuso de interesse de todos os cidadãos. A primeira deles ocorre hoje, com o lançamento do Mosaico da Democracia, reunindo algumas das publicações efetuadas nas redes sociais usando a #DemocraciaTodoDia.

Além disso, a equipe do Núcleo de Campanhas e Redes da Ascom do TSE já trabalha no desenvolvimento de um aplicativo de stickers para o WhatsApp e na produção de filmes para televisão, cinema e internet, além de spots para rádio, sempre tendo como foco principal a conscientização dos cidadãos sobre a democracia e o papel de cada um em uma sociedade democrática.


Parceiros

Várias instituições públicas e privadas aderiram à iniciativa do TSE, tanto ao compartilhar em suas próprias redes sociais o conteúdo produzido pela equipe da Corte Eleitoral, quanto desenvolvendo conteúdo próprio sobre o tema. Além dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), a ação contou com a adesão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o Conselho da Justiça Federal (CJF); o Superior Tribunal de Justiça (STJ); o Tribunal Superior do Trabalho (TST); a Câmara dos Deputados; o Senado Federal; a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Nacional dos Editores de Revistas (ANER), as representações da Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura (Unesco) no Brasil; e as Assembleias Legislativas de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido