Segurança da Urna Eletrônica é tema de debate digital promovido pelo TRE-RR

Evento será transmitido pelo canal TRE - Roraima, no YouTube, dia 6 de agosto, às 19h

TRE-RR - Segurança da Urna Eletrônica live

Muito se fala sobre o nível de segurança das urnas eletrônicas. Entre debates e discussões, parcela significativa da população é induzida a desacreditar os trabalhos eleitorais e alimentam inúmeras dúvidas sobre os mecanismos utilizados nas eleições. Apesar desse cenário, não há nenhuma comprovação de fraude durante os 24 anos de utilização das urnas eletrônicas no país.

Para discutir o assunto ‘Segurança da Urna Eletrônica’, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), por meio da Escola Judiciária Eleitoral, irá realizar um debate digital no dia 6 de agosto, às 19h. O evento será transmitido pelo canal TRE - Roraima, no YouTube, no link http://bit.ly/3ac0awi.

De acordo com o coordenador da Escola Judiciária Eleitoral de Roraima, José Maria Neto, a proposta da live é fomentar a discussão e levar informação aos eleitores e público em geral. “Desde as eleições de 2018, foi crescente a onda de desinformação acerca da segurança da urna eletrônica, o que acaba por repercutir em todo o processo eleitoral”, ressaltou.

Conforme explicou Fábio Barros, coordenador de logística e soluções corporativas do TRE-RR e um dos debatedores do evento, o objetivo é apresentar e esclarecer mitos e verdades relacionados à segurança da urna eletrônica.

“Iremos abordar temas como computação de votos, votos impressos, fraudes, auditoria e segurança de urnas. O Brasil é referência mundial em processo eleitoral informatizado. Mais de 30 países adotam o sistema brasileiro. Não há caso de fraude comprovado durante os 24 anos de utilização desse sistema. Têm suspeitas e investigações. Mas nada comprovado. O TSE aposta em várias barreiras de segurança. Isso representa eficiência e transparência no processo de votação”, destacou.

Para o analista judiciário Sílvio Fernando, mediador do encontro virtual, realizar um debate a respeito da segurança das urnas eletrônicas garante ainda mais confiabilidade ao processo de votação e faz com que a sociedade conheça de perto esse processo através de uma informação segura e correta, fortalecendo a democracia brasileira e criando um elo entre o TRE-RR e a sociedade roraimense.

“É uma excelente oportunidade para afastar qualquer dúvida que possa haver de possibilidade de fraude na urna. Não se tem notícia de fraude comprovada, mas são inúmeras as tentativas de comprometer a idoneidade e segurança dessa ferramenta já consolidada como instrumento de cidadania”, disse.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido