Seminário virtual vai discutir a participação da mulher na política brasileira

Evento acontece dia 23 de julho, às 19h, e será transmitido pelo canal do TRE-RR, no YouTube, no link http://bit.ly/3ac0awi

Banner com cinco fotos dos participantes do seminário

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima – TRE/RR, por meio da Escola Judiciária Eleitoral – EJE/RR, vai realizar o Seminário Virtual “Desafios da Participação Feminina na Política”, dia 23 de julho de 2020, às 19h. O evento será transmitido pelo canal do TRE/RR, no YouTube, no link http://bit.ly/3ac0awi.

O seminário terá como debatedoras as juízas eleitorais Graciete Sotto Mayor e Rozane Ignácio, Andréa Vasconcelos – socióloga e representante do Núcleo de Mulheres e a advogada Clarissa Vencato – vice-presidente da OAB/RR.

O evento tem como objetivos debater a participação das mulheres na política nacional e estimular sua participação ativa em todo processo eleitoral, promover um diálogo entre a sociedade civil e representantes femininas em várias áreas da esfera política, combater as candidaturas fictícias, ampliar e aperfeiçoar o conhecimento, mostrando as mulheres o arcabouço legal existente na legislação, estimular o uso adequado dos recursos do fundo partidário destinados às mulheres, promover um debate com autoridades, representantes da sociedade civil, visando discutir a situação da mulher na política e as dificuldades que as mesmas enfrentam para ocupar seu espaço.

O seminário leva em conta que na democracia brasileira, embora as mulheres representem mais da metade da população, elas ocupam somente 10 % das cadeiras no Congresso Nacional, razão pela qual se faz necessário promover debates sobre o tema, a fim de se buscar corrigir esta situação de desigualdade.

No Brasil, desde 1995, existe a previsão de cotas nas listas de candidaturas proporcionais em todas as esferas de poder. Mesmo a participação feminina na Câmara tendo aumentado mais de 50% nas últimas eleições, os índices de participação política feminina no país são ainda muito baixos. Hoje as mulheres ocupam 15% das 513 cadeiras da Câmara. Com 77 deputadas exercendo mandato, essa é maior bancada feminina da história da Casa. Os cientistas políticos, no entanto, alertam que ainda há muito para avançar e que o Brasil segue sendo um dos últimos colocados em participação política das mulheres e promoção de igualdade de gênero nos espaços do poder.

De acordo com o coordenador da EJERR, José Maria Neto, as diretrizes emanadas pelo Tribunal Superior Eleitoral entendem que a participação das mulheres na política é necessária para garantir a busca constante por igualdade, tanto na proporcionalidade representativa nas candidaturas, quanto na distribuição dos recursos do Fundo Partidário, o que exige um constante debate da sociedade civil sobre os desafios acerca desta inclusão política e social. “Por esta razão, a Escola Judiciaria Eleitoral propôs a realização do seminário virtual, visando debater a inserção da mulher na política nacional e destacando sua importância na construção de um país melhor”.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido