Mesários começaram a ser treinados para as Eleições 2020

Mesários começaram a ser treinados para as Eleições 2020

Treinamento de mesario

Teve início ontem (1/9) o treinamento dos mesários que irão trabalhar nas Eleições Municipais 2020, em todo o Brasil.
Esse ano, em função da Pandemia, o treinamento será feito em três modalidades: Ensino a Distância (EAD) ofertado pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE, on-line e presencial.
Para Roraima, na modalidade EAD, foram oferecidas 2.360 vagas destinadas aos mesários de Boa Vista. Essas vagas serão divididas em 10 turmas de 236 alunos, cada. As aulas do EAD serão realizadas no período de 01/09 a 10/11. Cada turma terá aula durante sete dias corridos.
Em paralelo, também começou hoje a segunda modalidade – a On-line, onde o treinamento estará disponível no aplicativo ‘Mesário’, que está acessível na Play Store ou no App Store, nas plataformas IOS e Android. O conteúdo do treinamento on-line é o mesmo da modalidade EAD, e pode ser acessado por qualquer pessoa que tenha interesse, sem limitação de vagas. No treinamento pelo aplicativo, a conexão com a internet só é exigida para o início e conclusão. Todo o conteúdo pode ser acessado off line.
Os mesários das localidades que não possuem acesso à internet serão contemplados com o treinamento presencial, que ocorrerá no período de 13 a 24 de outubro.
De acordo com Randerson Aguiar, presidente da Comissão de Treinamento de Mesários, a modalidade on-line (aplicativo), deve ser o meio utilizado pelos mesários das sedes dos municípios que têm acesso à internet. “Os mesários podem fazer todas as modalidades de treinamento, só é importante lembrar que as folgas não são cumulativas”.
Randerson destaca que há algum tempo o tribunal já trabalhava com a hipótese do treinamento virtual, mas como o corpo de mesários é pequeno, ainda era possível fazer o trabalho presencial. “A pandemia trouxe uma novidade, e nesse aspecto, uma melhoria. Nos obrigou a abrir a visão para o treinamento digital. Esse é um caminho sem volta. O trabalho braçal de organizar toda a logística dos treinamentos diminuiu cerca de 90%. Só vamos treinar presencial quem realmente não tem acesso à internet. Vamos ampliar o nosso EAD e deixar os nossos mesários cada vez mais conectados para que possam exercer com maior qualidade ainda, o mister de ser um grande representante da democracia”.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido