Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que em Roraima, dos 385.527 eleitores aptos a votar nas Eleições Gerais deste ano, 20.950 eleitores estão sem biometria, o que corresponde a 5,43% do eleitorado total do estado. Para saber se você está nessa lista, basta acessar o site tre-rr.jus.br, em Autoatendimento do Eleitor, clicar em situação eleitoral e informar o CPF ou número do título. A consulta também pode ser feita pelo Serviço de Atendimento Virtual ao Eleitor, no WhatsApp 2121-7001, das 8h às 14h.
O cadastramento biométrico foi suspenso em 2020, como uma das medidas sanitárias adotadas pelo TSE para conter a disseminação de Covid-19. Naquela época, o atendimento foi realizado exclusivamente de forma virtual, pelo título-net, e todos os eleitores que tiraram o primeiro título entre 2020 e 2022 não coletaram as digitais, a assinatura eletrônica e nem a fotografia.
A regularização com a coleta da biometria deve ser feita presencialmente, das 8h às 14h, em qualquer cartório eleitoral do estado ou no Fórum da Cidadania, independentemente do domicílio eleitoral de origem. Para ser atendido, é necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de endereço atualizado.
Segurança
Implantado desde 2008 na Justiça Eleitoral, o sistema biométrico identifica eleitoras e eleitores por meio das impressões digitais, da assinatura e da fotografia. Sua principal função é assegurar que, no dia da eleição, nenhuma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação.
Esse sistema de cadastro biométrico é a credencial que protege a nossa democracia de fraudes, garantindo mais segurança e integridade ao processo eleitoral.
SERVIÇO:
Em Boa Vista, o atendimento está disponível nas seguintes unidades:
• Cartório da 1ª Zona Eleitoral – avenida Santos Dumont, nº 760, bairro São Pedro
• Cartório da 5ª Zona Eleitoral – avenida Nazaré Filgueiras, nº 2077, bairro Pintolândia
• Fórum da Cidadania – avenida Glaycon de Paiva, nº 458-588, bairro Mecejana