TRE-RR firma acordo de cooperação com prefeituras de Amajari e Pacaraima para a realização da Biometria

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargadora Tânia Vasconcelos e o secretário de Tecnologia da Informação, Wanderlan Fonseca estiveram nos dias 10 e 11 de outubro em Amajari e Pacaraima para assinar acordo de cooperação técnica e operacional para a realização da biometria eleitoral nos dois municípios.

TRE-RR - Acordo de cooperação Amajari

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargadora Tânia Vasconcelos e o secretário de Tecnologia da Informação, Wanderlan Fonseca estiveram nos dias 10 e 11 de outubro em Amajari e Pacaraima para assinar acordo de cooperação técnica e operacional para a realização da biometria eleitoral nos dois municípios.

 

BONFIM

Em Amajari, a assinatura do acordo foi feita no gabinete da prefeita Vera Lúcia Araújo Cardoso, que destacou a importância do trabalho biométrico para o município. “Vamos unir esforços ao TRE para que a biometria no nosso município cumpra sua meta”, destacou a prefeita.

O recadastramento biométrico em Amajari será feito no período de 31 de outubro a 13 de novembro deste ano e é obrigatório para todos os eleitores.

 

Calendário/AMAJARI

 

Locais de Atendimento

 

Endereço

 

Período

Sede do Município

Câmara Municipal

31/10 a 13/11

Três Corações

Escola Santa Luzia

06 a 13/11

Vila Trairão

Escola José Campanha Wanderley

06 a 10/11

Tepequém

Escola Olavo Bilac

11 a 13/11

 

 

PACARAIMA

A presidente do TRE/RR esteve em Pacaraima para conversar sobre os detalhes da participação da Prefeitura no apoio logístico que vai ajudar na realização da biometria no município. Na oportunidade ela foi recebida pelo Vice-prefeito Rodolfo Nascimento que falou  sobre as peculiaridades do município que tem seu a maioria de seu eleitorado nas comunidades indígenas.

O acordo de cooperação foi assinado pela presidente  e pelo prefeito Juliano Torquato dos Santos, que se comprometeu em colaborar com a Justiça Eleitoral para recadastrar os eleitores de Pacaraima.  

Pacaraima será o último município a realizar a biometria. O atendimento para Pacaraima está agendado para acontecer no período de 28 de novembro a 08 de Dezembro.

 

Calendário/PACARAIMA

 

Locais de Atendimento

 

Endereço

 

Período

Sede do Município

Cartório da 7ª Zona Eleitoral

28/11 a 08/12

Surumu

Escola José de Anchieta

28/11 a 03/12

Boca da Mata

Escola Nossa Senhora da Glória

01 a 03/12

Contão

Escola José Marcolino

04 a 06/12

Sorocaima II

Escola Manoel Barbosa

04 a 06/12

 

ACORDO

Conforme o texto do acordo de cooperação, as prefeituras de Amajari e Pacaraima vão disponibilizar servidores municipais para trabalharem no processo de recadastramento biométrico. A prefeitura também disponibilizará transporte para os eleitores e utilizará os meios de comunicação e carros de som para divulgar o cronograma de atendimento e informações pertinentes à biometria eleitoral.

Na análise de Tânia Vasconcelos, essa parceria é imprescindível para que o recadastramento biométrico no Estado seja realizado com sucesso. “A garantia da cidadania é uma obrigação de todas as instituições, não só da Justiça Eleitoral. Dessa forma, quando unimos esforços para a realização de um trabalho, fica mais fácil atingirmos a nossa finalidade, que nesse caso é garantir que até dezembro próximo estejamos com o nosso eleitorado totalmente biometrizado”, disse a presidente.

 

Documentação

Para realizar o recadastramento biométrico, o cidadão deve apresentar um documento de identificação oficial com foto (identidade, carteira profissional, carteira de trabalho ou passaporte), um comprovante de residência atualizado e o título de eleitor (se tiver). Nas comunidades indígenas, basta apresentar uma declaração do tuxaua, comprovando o domicílio.

Segurança

A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. Com isso, fica praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas. Um dos objetivos da biometria é atualizar o cadastro eleitoral, por meio da coleta de impressões digitais, registro fotográfico dos eleitores e revisão dos dados cadastrais.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido