TRE-RR realiza treinamento de mesários nos municípios do interior

4.444 mesários irão atuar nas Eleições 2020 em Roraima

TRE-RR - Treinamento de mesários interior

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) iniciou o treinamento presencial dos mesários do interior que vão trabalhar nas eleições municipais deste ano. Essa modalidade de treinamento é destinada às localidades onde há dificuldades de acesso à internet. Na última semana foram treinados os mesários das comunidades e vilas de Amajari, Caroebe, São Luiz, São João da Baliza, Iracema e parte do Cantá.

De 19 a 24, serão treinados os mesários de Alto Alegre, Bonfim, Pacaraima, Normandia, Mucajaí, Caracaraí, Rorainópolis, Cantá (hemisfério sul) e Zona Rural de Boa Vista. O treinamento no município do Uiramutã ocorrerá de 4 a 8 de novembro

Nas sedes dos municípios do interior, o treinamento é realizado de forma virtual, pelo aplicativo. Nas outras localidades, onde não tem acesso à internet, é feito de maneira presencial, adotando todas as medidas sanitárias.

 

Mudanças

Esse ano, em função da Pandemia, o treinamento está sendo feito em três modalidades: Ensino à Distância (EAD) ofertado pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE, on-line e presencial.

Para Roraima, na modalidade EAD, foram oferecidas 2.360 vagas destinadas aos mesários de Boa Vista. Essas vagas foram divididas em 10 turmas de 236 alunos, cada. As aulas do EAD serão realizadas até o dia 10/11. Cada turma terá aula durante sete dias corridos.

A segunda modalidade é a on-line, onde o treinamento está disponível no aplicativo ‘Mesário’, que está acessível nas lojas Play Store ou App Store, nas plataformas IOS e Android. O conteúdo do treinamento on-line é o mesmo da modalidade EAD, e pode ser acessado por qualquer pessoa que tenha interesse, sem limitação de vagas. No treinamento pelo aplicativo, a conexão com a internet só é exigida para o início e conclusão. Todo o conteúdo pode ser acessado off line.

Já os mesários das localidades que não possuem acesso à internet estão recebendo o treinamento presencial.

De acordo com Randerson Aguiar, presidente da Comissão de Treinamento de Mesários do TRE-RR, esse ano existem dois diferenciais, o treinamento on-line – que é feito à distância, que visa a segurança do mesário e o presencial – que acontece em função de dificuldades com a internet.

“Em todas as modalidades de treinamento, a nossa grande preocupação, além da parte operacional com a urna eletrônica, está sendo a divulgação da importância dos equipamentos de proteção, do comportamento do mesário com relação aos eleitores e aos colegas de seção, a manutenção do distanciamento social e o cumprimento de todas as orientações sanitárias, que visam preservar a saúde de colaboradores e eleitores”.

Randerson Aguiar destaca que a Justiça Eleitoral em Roraima, ainda está precisando de mesários para as eleições 2020. Os interessados em participar voluntariamente podem se inscrever no programa nos cartórios eleitorais de suas cidades ou preencher um cadastro em www.tre-rr.jus.br/eleitor/canal-do-mesario.

Os mesários constituem a maior força de trabalho de uma eleição e são colaboradores essenciais no processo eleitoral. Em Roraima, 4.444 irão atuar nos 15 municípios para garantir o direito de os cidadãos escolherem seus representantes com tranquilidade. Somente em Boa Vista, serão 2.632 mesários em 658 seções.

 

Quem pode ser Mesário?

Qualquer eleitor maior de 18 anos em situação regular perante a Justiça Eleitoral pode ser escolhido para ser mesário.

 

Quem NÃO pode ser mesário?

Os candidatos e seus parentes, até o segundo grau, ainda que por afinidade, inclusive o cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo; e funcionários do serviço eleitoral.

 

Vantagens

O mesário não é remunerado. Ele recebe auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, no 2º turno das eleições, e tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado na função; dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral; certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral; preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital); e crédito de 30 horas de atividades complementares ao universitário da UERR, Estácio Atual, Fares, Cathedral e Claretiano.

Contatos das zonas: 1ª Zona Eleitoral (2121-7091); 2ª ZE (2121-7092); 3ª ZE (2121-7093); 4ª ZE (2121-7094); 5ª ZE (2121-7095); 6ª ZE (2121-7096); 7ª ZE (2121-7097); 8ª ZE (2121-7098).

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido