Balcão Virtual: mais transparência na comunicação com o TRE-RR

Os cartórios eleitorais continuam a atender o eleitor via mensagens de WhatsApp e ligações telefônicas, no horário das 8h às 15h

TRE-RR - Balcão Virtual

A partir desta quarta-feira, 1º de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) vai disponibilizar para toda a população mais um canal de comunicação virtual. Para ser atendido em tempo real, por videoconferência, basta acessar o site www.tre-rr.jus.br, no menu “Serviços Judiciais” e selecionar a opção Balcão Virtual.

O Balcão Virtual foi implantado em abril pela Resolução nº 458/2021 com o objetivo de substituir o atendimento presencial e facilitar o relacionamento entre a sociedade e a Justiça Eleitoral. O horário de atendimento é o mesmo que era realizado presencialmente antes da pandemia do coronavírus, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 15h, e o acesso será via Microsoft Teams ou mensagens por meio do WhatsApp.

Na análise do diretor-geral substituto do TRE-RR, Hermenegildo D’Ávila, a nova plataforma de  vídeoconferência amplia o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral roraimense e contribui com as medidas para conter a proliferação da Covid-19. Segundo ele, o sistema foi iniciado em projeto piloto no último dia 25.

“Neste momento de pandemia, estamos criando um ambiente virtual para atender às partes, advogados ou qualquer interessado nos processos físicos ou eletrônicos em tramitação na Secretaria Judiciária do TRE-RR ou nas Zonas Eleitorais. Trata-se de uma ferramenta que garante modernização e demonstra que a Justiça Eleitoral não parou, se reinventou no atendimento ao cidadão”, destacou.

Procedimento
Por meio desse canal, é possível obter informações sobre processos em trâmite no sistema PJe (Processo Judicial Eletrônico) sem necessidade de atendimento presencial, para resguardar a saúde de todos nestes tempos de pandemia, além de permitir a consulta a outros serviços prestados pela Justiça Eleitoral, desburocratizando e tornando mais ágil o atendimento do Judiciário aos cidadãos.

Cada demandante que acessar o portal receberá uma senha e entrará na fila de atendimento. O sistema o manterá informado de quantas pessoas estão na fila de espera virtual para que a pessoa tenha uma ideia do tempo que levará para ser atendido. Assim que chegar sua vez, será emitido um sinal sonoro (como uma campainha) para avisar que pode entrar na sala virtual de atendimento. Além disso, a ferramenta permitirá a emissão de relatórios gerenciais para acompanhamento de diversos aspectos, tais como: quantidade de atendimentos, tempo de espera, tempo do atendimento entre outros, tudo segmentado por unidade judiciária e por período.

Para atendimento de processos que tramitam em segredo de justiça, o advogado ou a parte deverá apresentar um documento original com foto assim que ingressar na reunião, comprovando a sua habilitação para ter acesso aos autos, ficando desde já ciente que tais atendimentos serão gravados.

O Balcão Virtual já está instalado em todo o estado desde abril, mas somente nessa etapa o atendimento será prestado por meio de uma nova ferramenta integrada ao Teams, desenvolvida pela empresa TOP365 (parceiro oficial da Microsoft) e que hoje tem sua solução implantada em aproximadamente 25 clientes do setor público com mais de 500 mil cidadãos atendidos. Além de garantir o sigilo e a privacidade necessários, esse novo instrumento tecnológico permitirá que o eleitor possa ser atendido de uma forma mais transparente.


O atendimento ao eleitor e à eleitora continuará sendo realizado por meio de ligações telefônicas e mensagens via WhatsApp, e ainda pelo site www.tre-rr.jus.br, com vários serviços disponibilizados, incluindo o TítuloNet, que possibilita solicitar o primeiro título, transferir domicílio ou atualizar dados cadastrais

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido