NOTA PÚBLICA

Documento foi elaborado pelo COPTREL em apoio ao sistema eletrônico de votação

TRE-RR - Nota Pública

O Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionals Eleitorais do Brasil (COPTREL) vem a público manifestar irrestrito apoio em defesa do atual sistema eletrônico de votação e da garantia do Estado Democrático de Direito brasileiro, com a realização periódica de eleições legítimas, seguras e com sigilo do voto, na forma como prevista na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

As umas eletrônicas brasileiras são continuamente aprimoradas, atualizadas e modernizadas desde sua primeira utilização no país, em 1996.

Passados mais 25 anos de sua implantação, o nosso sistema eletrônico de votação e apuração mantém-se higido, seguro e eficiente; sem qualquer prova concreta de fraudes ou adulterações nos resultados das eleições brasileiras.

O sistema é auditável em suas diversas etapas, por meio de mecanismos. de auditoria e de verificação dos resultados que podem ser acompanhados pelos partidos políticos, pelo Ministério Público, pela Ordem dos Advogados do Brasil e por mais de uma dezena de entidades fiscalizadoras, além do próprio eleitor¹.

O constante desenvolvimento e aperfeiçoamento desse sistema de votação e apuração é salutar à democracia, mas precisam ser aprimorados no fora competente e com respeito às Instituições e aos agentes públicos brasileiros.

Nesse sentido, em razão de notícias falsas comumente propagadas até por altos dirigentes da República, com a intenção de desacreditar as urnas eletrônicas e o sistema de votação brasileiro, reiteramos os esclarecimentos oficiais realizados no site e nas redes sociais do Egrégio Tribunal Superior Eleitoral - TSE.

https://www.justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato/#

Boa Vista Roraima, 30 de julho de 2021.

 

Desembargador LEONARDO PACHE DE FARIA CUPELLO

Presidente do COPTREL e Presidente do TRE-RR


Desembargador OTÁVIO LEÃO PRAXEDES

Vice-Presidente do COPTREL e Presidente do TRE-AL

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido