TRE-RR alcança 3º lugar no Índice de Desempenho de Sustentabilidade do CNJ

CNJ avalia o Plano de Logística Sustentável dos tribunais com vistas à economicidade dos gastos públicos e proteção ao meio ambiente

TRE-RR - Sustentabilidade CNJ

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) ficou em 3º lugar, dentre os 27 Tribunais da Justiça Eleitoral brasileira, no IDS – Índice de Desempenho de Sustentabilidade 2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O 5º Balanço Socioambiental do Poder Judiciário foi divulgado recentemente e reúne dados estatísticos de todo o Judiciário de 2015 a 2020.

Essa pontuação obtida pelo TRE-RR resulta da implementação de uma série de medidas de contenção que impactaram nos números finais do relatório da instituição, tais como racionalização quanto ao consumo de água, energia elétrica, copos descartáveis, água envasada, impressões dentre outras.
São ações desenvolvidas pelo Núcleo Socioambiental que visam a economicidade e sustentabilidade do Regional de Roraima.

Desde 2015, o CNJ monitora e avalia o Plano de Logística Sustentável (PLS) dos tribunais e dos conselhos e os indicadores, com vistas à economicidade dos gastos públicos e proteção ao meio ambiente. Com a consolidação dos dados, o CNJ publica o “Balanço Socioambiental do Poder Judiciário”, que neste ano entra em sua 5ª edição, rebatizado de “Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário”, por força da Resolução CNJ n. 400/2021.

Esse relatório apresenta os dados de 118 órgãos, tribunais e seções judiciárias, divididos assim: 27 tribunais de justiça (TJ), 27 tribunais regionais eleitorais (TRE), 24 tribunais regionais do trabalho (TRT), cinco tribunais regionais federais (TRF), 26 seções judiciárias, três tribunais de justiça militar (TJM), dois conselhos e quatro tribunais superiores.

O objetivo do IDS consiste em criar um indicador sintético que seja capaz de avaliar o resultado combinado de vários indicadores, permitindo assim, comparação objetiva entre os tribunais.

 

São atribuídas notas de 1 a 5 para cada um dos itens:

- Consumo de energia elétrica (kWh) por metro quadrado;

- Consumo de água (m3) por metro quadrado;

- Número de usuários por veículo;

- Consumo de copos descartáveis per capita;

- Consumo de papel per capita;

- Destinação de material para reciclagem em relação à força de trabalho total;

- Consumo de água envasada descartável per capita,);

- Gasto de telefonia fixa e móvel em relação à quantidade de linhas fixas e móveis;

- Quantidade de impressoras per capita,);

- Participação relativa em ações de qualidade de vida;

- Participação relativa em ações de capacitação socioambiental;

- Participação relativa em ações solidárias.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido