“Boas práticas que podem influenciar no Prêmio CNJ” é tema de workshop para servidores do TRE-RR

Evento virtual contou com a colaboração de servidores do TRE de Pernambuco

TRE-RR - Workshop Boas práticas CNJ

Durante dois dias de intensa troca de experiências, os servidores de todos os setores do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) participaram de um workshop sobre “Boas práticas que podem influenciar no prêmio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”. O evento virtual foi realizado nos dias 25 e 26 de março, com a colaboração dos servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), premiado em 2019 e 2020 com o Selo Diamante, principal certificação concedida pelo CNJ.

No primeiro dia do encontro virtual, o presidente do TRE-RR, desembargador Leonardo Cupello, agradeceu aos servidores do TRE pernambucano por compartilhar experiências exitosas que irão contribuir para o aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral roraimense.

Precisamos olhar pra cima, e eles são o exemplo de Justiça Eleitoral no país, pelo know-how que possuem. Agradeço ao presidente do TRE de Pernambuco, desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves, por ceder servidores tão competentes que estão compartilhando conhecimento de caráter motivacional. É uma honra inaudita. Tenho certeza que juntos faremos uma Justiça Eleitoral melhor, para atendermos nossos cidadãos”, destacou.

Na análise do assessor de planejamento do TRE-RR, Armando Nahmias, o encontro foi uma oportunidade para trocar experiências com servidores de um Tribunal que desenvolve um trabalho de excelência. “Destaco como principais características desta equipe do TRE pernambucano a humildade, unidade, comunicação e evolução. Não devemos procurar culpados, mas buscar soluções. Portanto, para atingirmos nossos objetivos, temos que percorrer um caminho motivacional. O Prêmio CNJ é mero reflexo da qualidade do serviço prestado”, ressaltou.

Conforme explicou Acácio Leite, assessor-chefe da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica do TRE-PE, não existe uma fórmula para o sucesso, pois cada Tribunal possui suas peculiaridades, e a ideia é de colaboração. “Não adianta pensar em repetir um padrão pra outro Regional. Deve-se adaptar e aproveitar os elementos mais sensíveis. É muito importante o envolvimento de todos os servidores no reconhecimento do prêmio, pois ele é de todos, não apenas dos gestores”, disse.

Acácio agradeceu a oportunidade de compartilhar um ambiente produtivo e elogiou o grau de envolvimento dos servidores do TRE de Roraima. “Existe uma equipe que está extremamente engajada, comprometida e com atitudes. Qualquer evolução no ranking do CNJ exige um estabelecimento de prioridades, que são fundamentais. Há uma consciência muito forte, que é buscar lacunas, pra avançar onde a pontuação foi baixa. Estou muito satisfeito, pois agora tenho mais um Regional pra me espelhar”, avaliou.

Para o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, o cumprimento das metas melhora a qualidade do trabalho, eleva a moral do servidor da ponta que sente o prêmio como dele, porque contribuiu. “Para ser reconhecido pelo CNJ, existe um caminho a ser percorrido. O primeiro passo é definir um objetivo compartilhado com os gestores; a segunda parte é planejar; todo plano envolve ações; e, por último, as ações precisam ser monitoradas. É fundamental que o monitoramento seja visto como apoio para solução. Quando não dá pra resolver tudo, tem que priorizar o que vai dar mais retorno em termos de pontuação”, argumentou.

 

Pautas

O primeiro tema abordado no workshop foi a estrutura e especificidades da Justiça Eleitoral roraimense e recente implantação da Gestão por Projetos. Em seguida, ocorreu a abertura do evento virtual com a participação da equipe do TRE pernambucano, do diretor-geral do TRE-RR, Adriano Nogueira, do secretário de administração, Hermenegildo D’Ávila, do assessor de planejamento, Armando Nahmias, além de outros servidores. A Pauta tratou dos requisitos para obtenção do Prêmio CNJ.

Comissões Permanentes de Segurança, Ranking da Transparência, Atendimento ao Cidadão –Ouvidoria e Ações para Educação Eleitoral foram os temas abordados no encontro seguinte, com a participação da Diretoria Geral, Assessoria da Presidência, EJE, NSI, Ouvidoria, CA, AsCom e AsPlan.

Na sequência, todos os servidores do TRE-RR participaram da reunião virtual para tratar do Prêmio CNJ, incluindo assuntos como Análise Estratégica e Núcleo de Estatística, Política de Priorização do Primeiro Grau, Gestão Participativa, Socioambiental, Acessibilidade, a Participação Feminina e Integração Agenda 2030.

Na manhã de sexta-feira, a primeira reunião tratou de assuntos como Atenção à Saúde de Magistrados e Servidores, Curso de Nivelamento dos Servidores e Saúde de magistrados e servidores. Na sequência, os servidores discutiram os temas: Reduzir a Taxa de Congestionamento líquida, Tempo médio de duração dos processos pendentes, Metas Nacionais, Julgar processos antigos, Audiências e sessões de julgamento, DataJud (Justiça em números), DataJud (Sistema de Metas Nacionais), Índice de Processos Eletrônicos (PJe) e Índice de Processos Eletrônicos (Casos Novos eletrônicos). À tarde, os temas discutidos foram: Publicação nos DJe, DataJud (Módulo de Produtividade Mensal), Implantação do PJe, iGov-TIC-JUD.

Os servidores do TRE de Pernambuco que ministraram o workshop fora: Orson Santiago Lemos, diretor-geral; Manoel Acacio Leite Neto, assessor-chefe da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica.; e Nixon da Costa Lima, chefe do Núcleo de Governança.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido