ETP Windows Server 2022 - 2024
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RORAIMA
COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E TECNOLOGIA
ESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO / 2024
1 – Descrição da Solução de Tecnologia da Informação
1.1 – Descrição da Solução
A presente solução consiste na contratação das licenças de uso perpétuo para Windows Server Datacenter, CAL de acesso a recurso por usuário e CAL de acesso remoto, ambas contrato de Software Assurance (SA), de acordo com as especificações técnicas presentes nessa análise de viabilidade cujo objetivo é melhorar a infraestrutura, promovendo assim maior disponibilidade dos serviços de TI que apoiam os serviços negociais.
1.2 – Detalhamento dos Bens e Serviços que compõem a Solução
1.2.1 – Aquisição de licença de uso perpétuo para Windows Datacenter Edition com Software Assurance (SA);
1.2.2 – Aquisição de licença de uso perpétuo para Windows Datacenter Edition CAL de Acesso a Recurso com Software Assurance (SA);
1.2.3 – Aquisição de licença de uso perpétuo para Windows Datacenter Edition CAL de Acesso Remoto com Software Assurance (SA).
1.3 – Definição da solução
Critério |
Atendimento |
É possível especificar o serviço usando parâmetros usuais de mercado |
SIM |
É possível medir o desempenho da qualidade usando parâmetros usuais de mercado |
SIM |
O objeto da contratação se estende necessariamente por mais de 01 ano |
SIM |
O objeto da contração é essencial para o negócio |
SIM |
2 – Responsabilidades da Contratante e da Contratada
2.1 – Deveres e Responsabilidades da Contratante
2.1.1 – Exigir o cumprimento de todas as obrigações assumidas pela contratada, de acordo com o edital do pregão eletrônico, termo de referência e seus anexos, as cláusulas contratuais, e da proposta da CONTRATADA;
2.1.2 – Permitir o acesso, quando necessário de funcionários da CONTRATADA, devidamente identificados para solução de qualquer anormalidade, desde que solicitado pela contratada ao Fiscal do contrato, o qual acompanhará toda atividade a ser desenvolvida;
2.1.3 – Exercer o acompanhamento e a fiscalização dos serviços, por servidor especialmente designado, anotando em registro próprio as falhas detectadas, indicando dia, hora, mês e ano, bem como os demais detalhes envolvidos, e encaminhando os apontamentos à autoridade competente para as providências cabíveis;
2.1.4 – Notificar a contratada por escrito da ocorrência de eventuais imperfeições no curso da execução dos serviços, fixando prazo para a sua correção;
2.1.5 – Prestar as informações e esclarecimentos relativos ao objeto desta contratação que venham a ser solicitados pela CONTRATADA
2.1.6 – Comunicar à CONTRATADA toda e qualquer ocorrência relacionada ao contrato e demais elementos constitutivos;
2.1.7 – Exigir que a CONTRATADA execute os serviços de forma conveniente e compatível com o exercício das funções que lhe forem atribuídas sem causar embaraço e desconfiança à fiscalização.
2.1.8 – Fiscalizar a entrega dos serviços podendo sustar, recusar, mandar fazer ou desfazer qualquer material que não esteja de acordo com as condições e exigências especificadas no edital, termo de referência ou eventual ata de registro de preços;
2.1.9 – Proporcionar as facilidades necessárias ao bom andamento para a execução dos serviços;
2.1.10 – Efetuar os pagamentos nas condições e preços pactuados pela prestação dos serviços mediante apresentação, aceitação e atesto do Fiscal nos documentos hábeis de cobrança;
2.1.11 – Receber por meio de Fiscal, acompanhado pelo responsável da execução do contrato, os serviços, a fim de que se evitem desarmonias entre serviços entregues
2.1.12 – Efetuar as retenções tributárias devidas sobre o valor da nota fiscal fornecida pela contratada em conformidade com a legislação aplicável.
2.2 – Deveres e Responsabilidades da Contratada
2.2.1 – Cumprir fielmente o que estabelece o Edital de Licitação, Termo de referência, anexos e ou Ata de Registro de Preços;
2.2.2 – Garantir o compromisso de executar o objeto, nas condições estabelecidas na proposta;
2.2.3 – Garantir o cumprimento dos prazos e demais exigências constantes no Edital, Termo de Referência, anexos e Ata de Registro de Preço;
2.2.4 – Tomar conhecimento de todas as cláusulas e condições da contratação, constantes do edital, não sendo admitida posterior alegação de desconhecimento;
2.2.5 – Guardar sigilo sobre todas as informações obtidas em decorrência do cumprimento do contrato.
2.2.6 – Repassar ao TRE/RR, durante todo o período de vigência do contrato, todos os preços e vantagens ofertadas pelo mercado, inclusive os de preço reduzido, sempre que esses forem mais vantajosos que os ofertados na licitação;
2.2.7 – Durante o tempo em que a garantia estiver em vigor, disponibilizar o suporte na modalidade 8x5, resolvendo os problemas no próximo dia útil, desde que exista algum fato que impeça a sua resolução no mesmo dia;
2.2.8 – Manter durante toda vigência do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação;
2.2.9 – Apresentar, sempre que solicitado pela Contratante no prazo estipulado no pedido, documentação referente às condições exigidas neste instrumento contratual;
3 – Termos Contratuais
3.1 – Procedimentos e Critérios de Aceitação
3.1.1 - Recebimento dos Produtos de Licenciamento Microsoft
3.1.1.1 - O recebimento das licenças de produtos Microsoft, objeto desta contratação, ocorrerá conforme fases descritas a seguir:
3.1.2 - Documentação Técnica e Legal
3.1.2.1 - A contratada deverá fornecer, no ato da entrega, toda a documentação necessária para o licenciamento dos produtos, o que inclui certificados de autenticidade, certificado de parceira de soluções Microsoft (Solutions Partner) ou outro documento equivalente.
3.1.3 - Acesso ao Portal de Licenciamento
3.1.3.1 - A contratada deverá fornecer o acesso ao Microsoft Volume Licensing Service Center (VLSC), ou outro portal equivalente Microsoft, para que o contratante possa gerenciar as licenças adquiridas.
3.1.3.2 - As licenças adquiridas deverão estar devidamente registradas no portal, permitindo o acesso às chaves de ativação e ao software correspondente.
3.1.4 - Verificação e Conferência
3.1.4.1 - O contratante realizará a conferência do número de licenças disponibilizadas e registradas no portal de licenciamento, a fim de verificar a correspondência com o quantitativo licitado e contratado.
3.1.4.2 - As chaves de ativação deverão ser testadas em ambiente de teste ou de produção, para assegurar seu correto funcionamento.
3.1.5 - Instalação e Ativação
3.1.5.1 - A instalação dos produtos, como o Windows Server, será realizada pela equipe de TI do contratante, seguindo as orientações da Microsoft e da contratada.
3.1.5.2 - Durante a instalação, as chaves de ativação deverão ser inseridas e o produto ativado conforme as diretrizes da Microsoft.
3.1.5.3 - A ativação deverá ser concluída dentro do prazo legal estipulado pela fabricante, evitando qualquer limitação no uso do software.
3.1.6 - Suporte Técnico
3.1.6.1 - O suporte técnico deverá ser garantido pela contratada e pela fabricante para resolução de eventuais problemas de instalação, ativação e utilização das licenças, conforme estipulado no contrato.
3.1.6.2 - O contratante também poderá acionar o suporte técnico da Microsoft, caso necessário, em conformidade com os termos de licenciamento.
3.1.7 - Formalização do Recebimento
3.1.7.1 - Após a conclusão da conferência e dos testes de funcionamento das licenças, será emitido um Termo de Recebimento Definitivo, confirmando que os produtos foram entregues e ativados de acordo com as especificações contratuais.
3.1.7.1 - O prazo para essa conferência e formalização será de até 10 dias, contados a partir da data de entrega das licenças.
3.2 – Modalidade e tipo de licitação
Para a presente licitação recomenda-se a modalidade Pregão Eletrônico, por meio do Sistema de Registro de Preços.
3.3 – Classificação monetária
Para custear a aquisição serão usado recursos destinados na Ação: 02.122.0570.20GP.0014 – Julgamento de Causas e Gestão Administrativa na Justiça Eleitoral.
3.4 – Vigência da Contratação
O prazo de vigência da contratação será de 12 (doze) meses.
3.5 – Garantia
A garantia será de 12 (doze) meses. O atendimento se dará no horário comercial, na modalidade de 8x5 (oito horas, cinco dias por semana).
4 – Equipe de Contratação
Para composição da equipe de contratação fica indicado um técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação, a Assessoria de Licitações e Contratos e um integrante da área demandante.
5 – Gestão da Contratação
A gestão da contratação se dará pela Assessoria de Contratos e suas unidades, a qual deverá manter controle sobre vigência do contrato, aditivos quando for o caso, pagamentos e demais providências relativa a gestão do contrato.
Equipe de Contratação
Fábio Rogério Santos Barros Integrante Demandante
Lucas Festinalli Integrante Técnico
Cássia Cavalcante Alves Integrante Administrativo |
Boa Vista, 15 de julho de 2024.
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COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E TECNOLOGIA
PLANO DE SUSTENTAÇÃO / 2024
1. Introdução:
O objetivo deste plano de sustentação contratual é descrever os elementos necessários à continuidade contratual, com foco na continuidade negocial.
2. Recursos necessários à continuidade do negócio durante e após a execução do contrato:
À equipe técnica do TRE-RR caberá a disponibilização da infraestrutura necessária.
3. Estratégia de continuidade contratual
O contrato será de uso dos repositórios de atualizações de software e dos canais de suporte da solução. A descontinuidade contratual ensejará na aplicação dos mecanismos legais e adoção de nova plataforma que suporte a infraestrutura afetada.
4. Transição e encerramento do contrato:
4.1. Transição contratual:
Para o processo de transição dos contratos atuais para o novo contrato, a equipe técnica do TRE-RR deverá aplicar as novas versões de software bem como instalação das novas licenças.
4.2. Encerramento contratual:
Para o processo de encerramento contratual, a equipe técnica deverá buscar a análise e estudos de soluções que atendam aos requisitos da infraestrutura utilizada.
5. Estratégia de Independência:
Tratando-se de instalação de software com licença de uso perpétuo, a independência já se faz presente.
Equipe de Contratação
Fábio Rogério Santos Barros Integrante Demandante
Lucas Festinalli Integrante Técnico
Cássia Cavalcante Alves Integrante Administrativo |
Boa Vista, 15 de julho de 2024.
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COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E TECNOLOGIA
ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA / 2024
1. Justificativa da necessidade da solução de TI
1.1. A aquisição se justifica pela necessidade de atendimento das demandas existentes relacionadas ao crescimento da infraestrutura, pois esta licença fornece o direito de acessar, a partir de dispositivos (computadores, notebooks, thin clients e celulares), as aplicações instaladas nos servidores com sistema operacional Windows Server.
1.2. Pela necessidade de implementação de recursos de autenticação, concessão de direitos de acesso e de registro de atividades centralizados em conformidade com as boa práticas de segurança da informação preconizadas pelas normas NBR/ISO 27000, bem como pelos normativos do ENTIC/JUD publicados pelo CNJ e TSE.
1.3. Plano de atualização tecnológica, considerando a criticidade dos serviços de autenticação de usuários, concessão de direitos de acesso e registro de atividades dentro do domínio no qual a aquisição será implementada.
1.4. Processo de melhoria da infraestrutura e segurança da informação, pois está diretamente ligado a atualizações de segurança, disponibilidade, resistência.
1.5. Trata-se, resumidamente, da necessidade de contratação de licenciamento regular para uso e atualização de produtos e soluções da plataforma Microsoft, especificamente Windows Server, para atendimento às necessidades tecnológicas e de negócio do TRE/RR, conforme detalhado neste Estudo Técnico.
1.6. O licenciamento do Windows Server exige o licenciamento de CALs (Client Access Licences)*.
1.6.1. O ambiente Windows Server é licenciado com base em cores físicos de processamento, mas o acesso às funcionalidades providas pelo servidor requer licenças de acesso.
1.6.2. CALs são exigidas para todo usuário ou dispositivo que venha a consumir algum recurso de um servidor Windows. Esta é chamada de CAL Base, ou CAL de Acesso a Recurso.
1.6.2.1. O licenciamento por usuário torna-se mais vantajoso para o TRE-RR tendo em vista a possibilidade de uso dos recursos a partir de qualquer dispositivo, incluindo estações de trabalho, smartphones ou computadores pessoais.
1.6.3. Caso seja acessada alguma funcionalidade avançada, como o Acesso Remoto, é exigida uma CAL Adicional para este recurso. Neste caso, seria a CAL para Acesso Remoto.
1.6.3.1. Para atendimento aos colaboradores em teletrabalho e em trabalho híbrido, o TRE-RR conduziu a implantação do Portal de Aplicações via Internet. Desta forma, para que seja provido com segurança o acesso remoto a sistemas específicos da instituição, faz-se necessário adquirir as respectivas CALs.
*https://www.microsoft.com/licensing/docs/documents/download/Licensing_guide_PLT_Windows_Server_2022.pdf
2. Relação entre a demanda prevista e a quantidade de serviço a ser contratada
2.1. Necessidades do cluster principal do TRE/RR
ITEM |
DESCRIÇÃO |
SERVIDOR DO DATACENTER |
QTD DE SERVIDORES |
QTD TOTAL DE CORES |
QTD TOTAL DE LICENÇAS |
---|---|---|---|---|---|
1 |
Windows Datacenter Edition (2 core license pack) - Licença perpétua + SA (12 meses) |
Super Micro com 02 (dois) processadores e 10 (dez) cores por processador |
04** |
02 x 04 x 10 = 80 cores |
40 |
**Contrato 21 (Documento SEI nº 0656613)
2.2. Necessidades de acesso aos recursos do servidor
ITEM |
DESCRIÇÃO |
QTD DE USUÁRIOS |
QTD DE LICENÇAS |
---|---|---|---|
2 |
Cals de Acesso a Recurso, por usuário - Licença perpétua + SA (12 meses) |
250*** |
250 |
3 |
Cals de Acesso Remoto, por usuário - Licença perpétua + SA (12 meses) |
50*** |
50 |
***Informação 2792 (Documento SEI nº 0877877)
2.3. Sobre o licenciamento do sistema
Cabe esclarecer que o licenciamento do Windows Server Datacenter e Windows Standard Edition possuem diferenças, a versão Datacenter permite ilimitadas máquinas virtuais sobre as máquinas físicas, já a Standard permite apenas duas máquinas virtuais por máquina física licenciada.
3. Demonstrativo dos resultados a serem alcançados em termos de economicidade e eficiência
3.1. Ganho em produtividade: a redução da complexidade de gerenciamento de sistemas implica na diminuição do desperdício de tempo, consequentemente de produtividade;
3.2. Redução do esforço: aumento das funcionalidades da interface reduz o esforço na manutenção dos sistemas de rede;
3.3. Melhoria no controle: garante elementos que ajudam no controle dos sistemas de rede;
3.4. Redução de riscos: a atualização de sistemas reduzem o risco de obsolescência do sistema;
3.5. Conformidade: a conformidade evita prejuízos decorrentes de multas e processos judiciais decorrentes de uso indevido de software;
3.6. Suporte técnico especializado: garantir o nível de suporte técnico necessário para um ambiente corporativo complexo;
3.7. Segurança: a atualização de sistemas evita vulnerabilidades de dados;
3.8. Instabilidade: a atualização de sistemas diminui o risco de queda do provimento do serviço da rede.
4. Alinhamento ao Planejamento Estratégico / Planejamento de Tecnologia da Informação e Comunicação
A solução em tela está alinhada à estratégia para a consecução da nova ENTIC-JUD 2021/2026, de acordo com Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) - 2023/2024 (SEI n.º 0772293):
4.1. Sociedade
OE1 - Aumentar a Satisfação dos Usuários do Sistema Judiciário | KR1-1.1 - Índice de satisfação dos usuários em relação aos serviços de TIC do TRE-RR.
4.2. Processos Internos
OE7 - Aprimorar a Segurança da Informação e a Gestão de Dados | KR1-7.1 - Índice de incidentes cibernéticos que iniciem rotina de Gerenciamento de Crises;
OE8 - Promover Serviços de Infraestrutura e Soluções Corporativas | KR1-8.1 - Índice de disponibilidade dos serviços essenciais de TIC.
5. Requisitos da Contratação
5.1. Requisitos internos e funcionais
5.1.1. Requisitos técnicos
5.1.1.1. O objeto da presente contratação trata-se da atualização do ambiente de software deste Tribunal para uma versão mais atualizada do Windows Server. Atualmente, a versão mais recente instalada neste Regional é o Windows Server 2012 R2. A solução pretendida é uma solução padrão de mercado;
5.1.1.2. Versões que atendem a demanda: Licenças Windows server 2022 ou superior, Licenças de usuário CAL 2022 ou superior.
5.2. Requisitos internos não funcionais
5.2.1. Requisitos de capacitação
Haverá a necessidade de treinamento na ferramenta contratada.
5.2.2. Requisitos de Segurança
A instalação e configuração das licenças de Windows Server deverão seguir as normas e políticas de segurança da informação em vigor no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE/RR).
5.2.3. Requisitos de garantia e manutenção
5.2.3.1. Os Requisitos de garantia deverão ser todo o período de comercialização da versão do software contratado, acrescido de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da disponibilização da versão imediatamente superior à licença contratada. A garantia deverá compreender todas as correções do software disponibilizadas pelo fabricante.
5.2.3.2. Em relação ao suporte, sabe-se que a Microsoft oferece suporte base da seguinte forma:
5.2.3.2.1. por pelo menos cinco anos a partir da data da disponibilização geral de um produto;
5.2.3.2.2. por dois anos após o lançamento do produto sucessor.
5.2.3.3. Assim, neste contexto, deverá ser feita a opção pelo de maior longevidade.
5.3. Requisitos externos
5.3.1. A presente contratação deve observar as seguintes leis e normas:
5.3.1.1. Lei n.° 14.133, 01 de abril de 2021, que institui normas para licitação e contratos da Administração Pública.
5.3.1.2. Resolução nº 468/2022 do CNJ e;
5.3.1.3. Resolução 351/2017 TRE-RR.
6. Levantamento das soluções de TI no mercado
6.1. Na estrutura do TRE/RR, o modelo de comunicação entre os ativos em rede atualmente utilizado é o cliente/servidor. Nesse tipo de configuração, clientes e servidores se comunicam por meio de protocolos específicos. Para que esse ambiente funcione corretamente, é essencial que os computadores sigam a mesma padronização, caso contrário, podem ocorrer falhas;
6.2. Considerando que o ambiente de computadores instalados no TRE/RR utiliza o sistema operacional Windows, é necessário que a tecnologia do servidor siga o mesmo sistema operacional. Caso contrário, seria preciso alterar toda a estrutura de sistemas operacionais já instalada. É importante lembrar a existência do SIS, o Sistema Integrado de Segurança da Justiça Eleitoral, que opera exclusivamente em Windows, tornando inviável o uso de outra tecnologia. Além disso, sistemas como antivírus e sistemas Delphi (folha de pagamento, administrativos, recursos humanos, etc.) também funcionam apenas em Windows. A migração de tecnologia sempre representa um custo e só se justifica quando os benefícios superam os transtornos da mudança;
6.3. O TRE/RR segue o padrão nacional da justiça eleitoral que também utilizam Windows em suas infraestruturas de rede, assim, resta-nos avaliar o custo-benefício das versões do Windows Server e não o tipo de tecnologia de SO;
6.4. Assim, considerando a quantidade de cores, bem como a quantidades de máquinas virtuais a serem instaladas, a versão mais adequada é a Windows Server Datacenter Edition (VMs ilimitadas).
7. Justificativa da escolha do tipo de solução a contratar
7.1. O problema a ser resolvido é a atualização para o sistema operacional já instalado na estrutura de rede do TRE/RR;
7.2. Desse modo, a compra deve seguir o padrão do servidor já instalado, que é o Windows Server, além disto, este é o padrão nacional dos TREs, que é também resultado de outros estudos e normas no âmbito da Justiça Eleitoral;
7.3. Também, dentro do contexto analisado, não se justifica a mudança de tecnologia do tipo de rede, assim, a tecnologia será Windows. Contudo, deverá ser feita análise dos valores das versões do Windows Server, escolhendo o de melhor custo-benefício.
7.4. Dessa forma, deverá ser levado em conta a versão que melhor preço tiver, aliado às vantagens tecnológicas da atualização.
8. Estimativas preliminares de preço
8.1. Considerando os critérios atualizados do STJ, em consonância com a Lei 14.133/21, conforme detalhado na Memória de Cálculo (0895735), sugere-se o valor estimado de R$ 299.463,60 (duzentos e noventa e nove mil quatrocentos e sessenta e três reais e sessenta centavos), como montante total da contratação, com fundamento nos artigos 3º, incisos V e VII, e 5º, inciso I, da Instrução Normativa SEGES/ME nº 65/2021.
ITEM |
DESCRIÇÃO |
UNIDADE |
QTD |
V. UNITÁRIO (R$) |
V. TOTAL (R$) |
---|---|---|---|---|---|
1 |
Windows Datacenter Edition (2 core license pack) - Licença perpétua + SA (12 meses) |
unidade |
40 |
3.473,59 |
138.943,60 |
2 |
Cals de Acesso a Recurso Windows Server, por usuário - Licença perpétua + SA (12 meses) |
unidade |
250 |
502,63 |
125.657,50 |
3 |
Cals de Acesso Remoto Windows Server, por usuário - Licença perpétua + SA (12 meses) |
unidade |
50 |
697,25 |
34.862,50 |
TOTAL GERAL |
299.463,60 |
8.2. As fontes para a formulação do preço estimado foram obtidas a partir de contratações no Portal Nacional de Contratações Públicas e no Catálogo de Soluções de TIC – MICROSOFT, da Secretaria de Governo Digital (SGD), ao qual este Tribunal é aderente. Essas fontes atendem aos parâmetros II e III do artigo 5º da Instrução Normativa nº 65/2021.
9. Descrição da solução
9.1. A presente solução destina-se à aquisição de licenças perpétuas de Windows Server, incluindo licenças do tipo de acesso de usuário Windows Cal.
9.2. A compra será realizada por meio de licitação na modalidade pregão eletrônico, utilizando o Sistema de Registro de Preço (SRP). Esse sistema permite a flexibilização na quantidade a ser contratada e é ideal para situações com limitações orçamentárias, já que permite que a contratação ocorra conforme a disponibilidade financeira, mantendo o preço registrado por 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
9.2.1. O uso do Sistema de Registro de Preços (SRP) torna o processo de compras mais eficiente, eficaz e econômico, ao otimizar o trabalho e reduzir despesas a curto prazo. Isso diminui a necessidade de realizar novos pregões para aquisições semelhantes. A divulgação da Intenção de Registro de Preços (IRP) permite que outros órgãos da administração pública participem da mesma licitação. Além disso, as Atas de Registro de Preços possibilitam adesões por parte de diferentes órgãos, ampliando as oportunidades para fornecedores e promovendo uma maior economia nas compras públicas.
10. Justificativa para o parcelamento
10.1. Os produtos serão divididos em itens que poderão ser adquiridos separadamente, a saber:
10.1.1. Windows Server Datacenter Edition;
10.1.2. CAL de acesso a recurso por usuário;
10.1.3. CAL de acesso remoto por usuário.
11. Providências para adequação do ambiente do órgão
11.1. Infraestrutura Tecnológica
Não há necessidade de adequação do ambiente.
11.2. Infraestrutura Elétrica
Não há necessidade de adequação do ambiente.
11.3. Espaço físico
Não há necessidade de adequação do ambiente.
11.4. Mobiliário
Não há necessidade de adequação do ambiente.
11.5. Impacto ambiental
Não há efeitos ambientais
Equipe de Contratação
Fábio Rogério Santos Barros Integrante Demandante
Lucas Festinalli Integrante Técnico
Cássia Cavalcante Alves Integrante Administrativo |
Boa Vista, 15 de julho de 2024.
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ANÁLISE DE RISCOS / 2024
1 – INTRODUÇÃO
A análise de riscos permite a identificação, avaliação e gerenciamentos dos riscos relacionados à contratação.
Os riscos analisados foram organizados em duas categorias:
a) Riscos que possam comprometer o sucesso dos processos de contratação e de gestão contratual;
b) Riscos que possam fazer com que a Solução de TIC não alcance os resultados que atendam às necessidades do TRE.
Para cada risco identificado, define-se a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos potenciais em caso de acontecimento, possíveis ações preventivas e contingências, bem como a identificação de responsáveis por ação.
Após a identificação e classificação, deve-se executar uma análise qualitativa dos riscos, sendo esta realizada por meio da classificação escalar dos níveis de probabilidade e de impacto, conforme a tabela de referência a seguir:
A análise qualitativa dos riscos consiste na classificação conforme a relação entre a probabilidade e o impacto, resultando assim no nível do risco e direcionando as ações relacionadas aos riscos durante a fase de contratação e gestão do contrato, bem como da solução de TI. A tabela a seguir apresenta a Matriz Probabilidade x Impacto, instrumento responsável pela definição dos critérios qualitativos de classificação do nível de risco.
O produto da Probabilidade pelo Impacto de cada risco gera nove combinações possíveis no contexto da Matriz e, a partir destas combinações, define-se a(s) ação(ões) adequada(s) para o tratamento de cada risco gerado. A tabela a seguir apresenta uma síntese dos riscos identificados e classificados relacionados a esta contratação.
Tabela 2: Relação de riscos identificados
2. RISCOS DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO
Risco 1 |
Risco: |
Especificação do objeto aquém/além da real necessidade do negócio |
||||
Probabilidade: |
Média |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Alto |
1 |
Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI |
|||
2 |
Recursos públicos utilizados com baixa eficiência |
|||||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Pesquisar contratações similares e verificar juntos aos CONTRATANTES as principais dificuldades |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Executar aditivo ou supressão contratual para ajustar à necessidade real |
Gestor do Contrato |
Risco 2 |
Risco: |
Contratação deserta/fracassada |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Alto |
1 |
Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Agendar e realizar nova sessão de lances |
Pregoeiro |
||||
2 |
Executar a contratação direta, após o Pregão fracassado/deserto desde que devidamente justificado |
SA |
Risco 3 |
Risco: |
Valor ofertado acima da média de mercado |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Médio |
1 |
Comprometimento da economicidade da contratação |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Elaborar pesquisa de preço o mais realista possível |
AL |
||||
2 |
Negociar junto ao vencedor dos lances valores mais vantajosos à Administração |
Pregoeiro |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Agendar e realizar nova sessão de lances. |
Pregoeiro |
Risco 4 |
Risco: |
Impugnação do processo licitatório |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Alto |
1 |
Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI. |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestação detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Pesquisar em Pregões similares as principais causas de questionamentos administrativos e jurídicos |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
3 |
Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Determinar a criação de um novo processo licitatório |
DG |
Risco 5 |
Risco: |
Requisitos de negócios incompletos ou inexistentes para o planejamento |
||||
Probabilidade: |
Médio |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Alto |
1 |
Atraso no planejamento da contratação. |
|||
2 |
Aquisição de bens diferentes da real necessidade |
|||||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestação detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Pesquisar em Pregões similares as principais causas de questionamentos administrativos e jurídicos |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
3 |
Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz |
Equipe de Planejamento da Contratação |
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4 |
Informar os requisitos de negócio que atendam a real necessidade |
CISC/SIC |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Determinar a criação de um novo processo licitatório |
DG |
Risco 6 |
Risco: |
Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação |
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Probabilidade: |
Baixo |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Médio |
1 |
Atraso no planejamento da contratação |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Reuniões com autoridades superiores para alinhamento e aprovação dos artefatos |
CE e SAU |
||||
2 |
Estabelecer procedimentos para que a área administrativa acompanhe a elaboração dos artefatos, evitando envios e devoluções do processo |
AL |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Determinar a criação de um novo processo licitatório |
DG |
3. RISCOS DO PROCESSO DE GESTÃO CONTRATUAL E DA SOLUÇÃO DE TI
Risco 7 |
Risco: |
Atraso na entrega do objeto. |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Médio |
1 |
Atraso na entrega do objeto |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Estabelecer no Termo de Referência prazo adequado para entrega do objeto |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Estabelecer no Termo de Referência o atraso máximo tolerado antes da rescisão contratual |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
3 |
Prever sanções proporcionais ao dano causado pelo atraso |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
4 |
Manter regularmente comunicação com a empresa desde a assinatura do contrato |
Gestor do Contrato |
||||
5 |
Demandar explicações detalhadas e documentadas à empresa sobre alertas de atraso do TRE |
Gestor do Contrato |
||||
6 |
Aplicar sanções |
Gestor do Contrato |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Rescindir o contrato e convocar a colocada seguinte no Pregão. |
DG |
Equipe de Contratação
Fábio Rogério Santos Barros
Integrante Demandante
Lucas Festinalli
Integrante Técnico
Cássia Cavalcante Alves
Integrante Administrativo
Boa Vista, 15 de julho de 2024.