Quase 60 mil eleitores de Boa Vista devem trocar o título eleitoral

Quase 60 mil eleitores de Boa Vista devem trocar o título eleitoral

TRE-RR - Separação de títulos

Em razão do rezoneamento, 34 locais de votação e 194 seções passaram da 5ª para a 1ª Zona Eleitoral (ZE), com a consequente alteração na numeração da zona e seção eleitoral de 59.883 eleitores de Boa Vista. Para organizar os títulos desse eleitorado por ordem alfabética e local de votação, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) está realizando um mutirão que começou no último dia 28 e segue até hoje (31), no horário das 15h às 18h, na sede da Justiça Eleitoral roraimense.

Conforme explicou o secretário de tecnologia da informação do TRE-RR, Wanderlan Fonseca, o calendário de atendimento para substituição dos títulos eleitorais inicia no próximo dia 11 de novembro e vai até 10 de dezembro, sempre aos sábados e domingos. Os eleitores deverão comparecer ao seu local de votação para pegar o novo documento com alteração da zona e seção, munidos de identidade e do título antigo, se tiver.

“Queremos destacar que nas eleições de 2018 o eleitor votará no mesmo local que votava anteriormente. As zonas eleitorais da Capital passaram por adequação no quantitativo de eleitores para atender à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, destacou Fonseca.

Segundo ele, o rezoneamento tem o objetivo de aprimorar o trabalho e economizar gastos com as zonas eleitorais, que nas capitais terão no mínimo 100 mil e no máximo 200 mil eleitores. Nas zonas do interior esse número é de no mínimo 10.000 eleitores, com base em critérios de razoabilidade e proporcionalidade, conforme determinação do TSE.

Capital

Em Boa Vista a 1ª ZE contava com 59.725 eleitores e a 5ª ZE tinha 144.612. Diante desses dados, foi necessário remanejar eleitores da 5ª para a 1ª ZE, para haver um equilíbrio na distribuição do eleitorado da capital. Com a redistribuição, cada zona conta com aproximadamente 120.000 eleitores, já inclusos os que vieram da 3ª ZE. Após o rezoneamento, a 1ª ZE ficará com 121.419 eleitores e a 5ª ZE com 109.945.

Últimas notícias postadas

Recentes