Debate virtual discutiu Segurança da Urna Eletrônica

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal TRE - Roraima, no YouTube

TRE-RR - Segurança da Urna Eletrônica Debate digital

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), por meio da Escola Judiciária Eleitoral, realizou na noite desta quinta-feira (6) um debate virtual sobre ‘Segurança da Urna Eletrônica’. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal TRE - Roraima, no YouTube.

Para discutir o assunto, foram convidados o analista de sistemas da Universidade Federal de Roraima, Antônio Barros Galvão Neto e o coordenador de logística e soluções corporativas do TRE-RR, Fábio Barros. A mediação ficou por conta do analista judiciário Sílvio Fernando Carvalho Brasil.

Durante cerca de 90 minutos foram feitas ponderações sobre o tema, que geraram debates importantes para o combate à desinformação acerca da urna eletrônica, com objetivo de esclarecer os eleitores e ao público em geral sobre mitos e verdades, com vistas às eleições municipais deste ano.

Antônio Barros Galvão Neto parabenizou o Tribunal pela iniciativa. “Para mim foi uma satisfação muito grande participar de uma Live promovida pelo TRE. Principalmente por se tratar de um assunto tão importante para a democracia”.

De acordo com Fábio Barros é imprescindível abordar temas como computação de votos, votos impressos, fraudes, auditoria e segurança de urnas. “O Brasil é referência mundial em processo eleitoral informatizado. Mais de 30 países adotam o sistema brasileiro. Não há caso de fraude comprovado durante os 24 anos de utilização desse sistema”.

Para o analista judiciário Sílvio Fernando, o debate foi uma oportunidade única para que o eleitor entendesse o real funcionamento da urna através de informação precisa e correta. “O ineditismo ficou por conta da pluralidade de ideias, tendo em vista que um dos debatedores questionou a segurança da urna, enquanto o outro demonstrou de forma técnica não haver espaço para o receio quanto à segurança do dispositivo. Debates salutares envolvendo o eleitor são essenciais para o fortalecimento da democracia”.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido