Convenções Partidárias são discutidas em reunião da 3ª Zona Eleitoral

Encontro aconteceu de forma virtual e o material da reunião está disponível no canal TRE - Roraima, no Youtube

Mosaico com três servidores

A 3ª Zona Eleitoral, com sede em Alto Alegre realizou na noite desta terça-feira (8), via aplicativo Zoom, uma reunião prévia com os partidos políticos locais, para tratar de convenções partidárias e registros de candidaturas.

O objetivo da reunião foi instruir os representantes das agremiações sobre a legislação pertinente às convenções e os procedimentos a serem adotados nos registros de candidaturas. O encontro aconteceu de forma virtual, em obediência à legislação do município de Alto Alegre, e seguindo as regras sanitárias, para evitar qualquer forma de contágio de covid-19.

De acordo com a juíza eleitoral da 3ª ZE, Sissi Marlene Dietrich Schwantes, que abriu a reunião, o resultado do encontro foi muito bom e dentro do esperado. "Atendemos a uma demanda da zona eleitoral, posto que vários partidos nos procuraram nesses dias, com inúmeras dúvidas sobre a forma de realização de convenções, e, questionamentos acerca dos procedimentos para registrar seus candidatos, quando definidos. Então, a reunião veio justamente para isso, indo de encontro com a implantação do sistema eletrônico e explanando sobre as mudanças nas regras de convenção, decorrentes da COVID-19 e da mudança no calendário eleitoral", esclareceu.

Na oportunidade, os representantes partidários foram alertados sobre as condições necessárias para ser candidato, bem como do dever de prestar contas.

"Tivemos uma resposta e uma avaliação muito boa por parte dos partidos. Acreditamos que eventos como esse possibilitam um elo de comunicação entre os principais atores do processo eleitoral, garantindo que a eleição ocorra dentro de todas as regras previstas na legislação, observadas a lisura e a rapidez necessárias para a conclusão de todos os atos, principalmente os processuais”, disse Silvio Carvalho, Chefe do cartório da 3ZE e um dos facilitadores do evento.                                                   

De acordo com Carla Janaína, servidora da 3ZE e também facilitadora da reunião, foi determinante a participação dos representantes de partido, coordenadores e pré-candidatos, para que pudessem acompanhar as principais inovações do procedimento do registro de candidatura e o uso dos recursos tecnológicos.

O material da reunião está disponível no canal do TRE-RR no Youtube.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido