Biometria na 4ª Zona Eleitoral vai até o dia 4 de maio

TRE-RR - Biometria 4 ZE

Teve início no último dia 4 de abril, na 4ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de São João da Baliza, São Luiz e Caroebe, a terceira etapa da biometria em Roraima. Mais de 15 mil eleitores das três cidades devem passar pelo procedimento de identificação biométrica.

De acordo com o calendário, o atendimento no município de Caroebe ocorrerá no período de 4 a 20 de abril, na Câmara Municipal, e de 4 a 12 de abril, no Centro Multiuso, na Vila Entre Rios.

Os moradores de São Luiz receberão as equipes da Biometria no período de 4 de abril a 4 de maio, no Fórum Eleitoral. Na Vila Moderna, o atendimento acontece entre os dias 13 e 16 de abril, na escola Darcy Ribeiro.

Em São João da Baliza, a biometria será realizada na Casa da Família (CRAS), entre os dias 22 de abril a 4 de maio. O atendimento na Vicinal 29, KM 15, acontece no dia 20 de abril, na Escola Cristovão Colombo. O horário de atendimento é o mesmo em todas das localidades, sempre das 8h às 15.

Documentação

Para se recadastrar, basta o eleitor comparecer em um dos postos de atendimento da 4ª Zona Eleitoral e apresentar documento de identificação oficial com foto (carteira de identidade, de trabalho, de habilitação ou passaporte), comprovante de residência atualizado e o título de eleitor. Não é necessário levar xerox.

Segurança

A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. Com isso, fica praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

Etapas

O procedimento de revisão eleitoral abrange quatro etapas: atualização dos dados biográficos, digitalização da assinatura, fotografia e coleta das digitais de todos os dedos das mãos. “Esse tripé, transparência, segurança e democracia é o que a nossa Justiça Eleitoral quer demonstrar, porque a rapidez e eficiência já demostramos com nossa urna eletrônica. Agora, com a biometria, nós acreditamos de forma efetiva, que o Brasil vai dar mais um exemplo para o mundo”, ressaltou o presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, pedindo o envolvimento da sociedade no processo de recadastramento.

Recurso - Conforme explicou o diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), Vick Mature, no final de janeiro, ocorreu uma reunião em Brasília, na sede do Tribunal Superior Eleitoral, para tratar sobre assuntos relacionados ao orçamento. “Foi difícil conseguir esses recursos, tendo em vista o período de crise pelo qual o país está passando e, ainda, os cortes orçamentários efetuados em razão da insuficiência de receitas. Apesar de todo esse contingenciamento, obtivemos êxito e garantimos a liberação de R$ 264.479,00 para implementar a biometria na 4ª ZE, visando dar mais segurança às eleições”, ressaltou.

Estatística

Roraima é um dos estados com a maior porcentagem de eleitores cadastrados biometricamente. Na primeira etapa, que abrangeu o município de Boa Vista, 200.747 eleitores passaram a utilizar o sistema, o que representa 63,76% dos 314.844 eleitores que existem no Estado. Em 2015, foi executada a segunda fase em Mucajaí e Iracema, onde foram cadastrados mais 12.629 cidadãos nos dois municípios. Atualmente, 211.611 eleitores fizeram a biometria, cuja tecnologia confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido