II Encontro do COPTREL da Região Sul vai debater sistemática de totalização das Eleições

Evento virtual terá a participação de presidentes dos TREs da Região Sul, além de representantes da Comissão Executiva do COPTREL, diretores-gerais e assessores de comunicação

Mapa da Região Sul com o texto: II Encontro Virtual do Coptrel Região Sul

Sugestão de alteração da sistemática de totalização adotada nas Eleições de 2020” estará em pauta nesta quarta-feira (06/10), a partir das 17 horas (horário de Brasília), durante o II Encontro Virtual dos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais da Região Sul, que será realizado através da plataforma Zoom.

O painel será apresentado pelo presidente do TRE de Santa Catarina, desembargador Fernando Carioni. Nas Eleições de 2020, o processo de totalização dos votos ficou centralizada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A proposta de Carioni é retornar, já no pleito de 2022, à competência dos Tribunais Regionais.

A realização de reuniões regionais é um dos projetos colocados em prática pelo atual presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL) e presidente do TRE de Roraima, desembargador Leonardo Cupello. O novo gestor do Coptrel assumiu o cargo no último dia 18 de março e iniciou uma série de reuniões preparatórias setoriais (com os Tribunais divididos em grupos por região) para a definição de pauta da reunião ordinária, com o objetivo de facilitar e agilizar os trabalhos da reunião principal.

Coptrel

O Coptrel é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com abrangência em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Foi fundado em 16 de setembro de 1995. Nos encontros do Colégio, os presidentes dos Tribunais debatem temas que dizem respeito a todos. O objetivo é aperfeiçoar a prestação do serviço e desenvolver ferramentas que auxiliem no processo eleitoral. Ao final, são divulgadas a ata do encontro e uma carta com proposições para melhorar a atuação dos órgãos.

Últimas notícias postadas

Recentes