Banner do recadastramento biométrico

Recadastramento Biométrico

A palavra biometria vem do grego: bios (vida) e metron (medida). Designa um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas) e características comportamentais.


As biometrias mais implementadas, ou estudadas, incluem as impressões digitais, reconhecimento de face, íris, assinatura e até a geometria das mãos. Porém, muitas outras modalidades estão em diferentes estágios de desenvolvimento e estudos. As impressões digitais, por exemplo, vêm sendo usadas por mais de um século, enquanto a íris é objeto de estudo há pouco mais de uma década. Não existe ainda uma modalidade biométrica que se aplique em todas as situações.


Todo sistema biométrico é preparado para reconhecer, verificar ou identificar uma pessoa que foi previamente cadastrada.


Para o reconhecimento individual, são coletados dados biométricos por meio de sensores que os colocam em formato digital. Quanto melhor a qualidade do sensor, melhor será o reconhecimento alcançado. No caso do cadastramento que está sendo efetuado pela Justiça Eleitoral, os dados são coletados por um scanner de alta definição.


Os eleitores que não comparecerem, dentro do período estipulado pelo cronograma para cada município/ zona eleitoral, terá o título cancelado. E atenção: o recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm voto facultado: os analfabetos; os eleitores entre 16 e 18 anos e os eleitores com mais de 70 anos que possuem título de eleitor. Estes também serão cancelados caso não compareçam ao posto de atendimento.


No Estado de Roraima, a identificação biométrica já foi realizada em 6 municípios (Boa Vista, Mucajaí, Iracema, São Luiz do Anauá, São João do Baliza e Caroebe) abrangendo mais de 240.000 eleitores.


Em 2017, o TRE-RR pretende atingir a meta de 100% do eleitorado recadastrado biometricamente, atendendo os eleitores dos municípios de Caracaraí, Rorainópolis, Amajarí, Uiramutã, Pacaraima, Alto Alegre, Cantá, Bonfim e Normandia, com um total de mais de 87.000 eleitores.

Gestor Responsável: Coordenadoria de Eleições +