Justiça Eleitoral Itinerante atendeu mais de 10 mil eleitores

Desde o início das atividades, no último dia 27 de fevereiro, até o dia 9 de maio, a equipe da Justiça Eleitoral Itinerante realizou 10.741 atendimentos. No mesmo período, os oito cartórios eleitorais do Estado atenderam 23.986 eleitores. Ou seja, do total de 34.727 atendimentos, a Justiça Eleitoral Itinerante foi responsável por 30,93%.
Na análise do presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, desembargador Mauro Campello, as atividades desenvolvidas pela Justiça Itinerante em todos os municípios do Estado contribuíram para reduzir o número de atendimentos nos últimos dias que antecederam o fechamento do cadastro.
“A Justiça Itinerante atendeu em diversas localidades de difícil acesso, aproximando a justiça do cidadão e proporcionando comodidade à população. Me sinto honrado, pois deram continuidade a esse projeto que iniciou na minha gestão, em 2003”, ressaltou.
O maior índice de atendimentos da Justiça Eleitoral Itinerante foi registrado na 3ª Zona Eleitoral, localizada em Alto Alegre e que abrange os municípios do Cantá, Normandia, e Bonfim. De 27 de fevereiro a 9 de maio, enquanto a equipe do cartório atendeu 2.392 eleitores, a Justiça Itinerante realizou 4.605 atendimentos, o que representa 65,81% dos 6.997 serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral naquela zona.
A 7ª ZE, que está situada em Pacaraima e compreende os municípios de Amajari e Uiramutã, alcançou o segundo maior índice. De 3.423 atendimentos registrados na zona, 1.843 (53,84%) foram feitos pela Justiça Itinerante e 1.580 (46,16%) pelo cartório.
“Ter que se deslocar de Normandia, por exemplo, até Alto Alegre para solicitar algum serviço é muito complicado, pois exige do eleitor tempo e dinheiro. Acredito que a procura foi grande nessas localidades porque o TRE encurtou as distâncias e facilitou a vida do cidadão”, destacou Campello.