Presidente do TRE-RR participa de reunião no TSE

O desenvolvimento do Programa de Identificação Biométrica do eleitor, a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJE) e o planejamento para as Eleições 2014, foram os temas da reunião mensal dos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, na última terça-feira (19), em Brasília. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), Gursen De Miranda, aproveitou a oportunidade para compartilhar experiências, apresentando o trabalho desenvolvido à frente da Corregedoria Eleitoral em 2012, que resultou no livro “Roraima: Perspectiva Eleitoral”, bem como a Agenda Positiva para o Biênio 2013-2015, na qual constam todos os 70 projetos que serão desenvolvidos no TRE-RR ao longo do período.
Durante a reunião, que contou com a presença de quase todos os presidentes dos Tribunais Regionais, a ministra Cármen Lúcia destacou a importância do trabalho realizado no ano que antecede as eleições, para o sucesso do pleito. Segundo ela, é preciso desmitificar a ideia de que a Justiça Eleitoral trabalha menos em ano não eleitoral, pois “para o eleitor, a eleição ocorre no primeiro domingo de outubro, mas a preparação é uma operação de guerra para garantir o exercício da democracia”.
O desembargador Gursen De Miranda aproveitou a estada em Brasília para reunir com o diretor-geral, Anderson Vital Corrêa, com o Secretário de Tecnologia da Informação, Giuseppe Dutra Janino e com o Coordenador de Planejamento e Orçamento, Eduardo Demétrio, todos do TSE, visando buscar viabilidade para a execução dos projetos pretendidos para o biênio, entre eles a construção da sede administrativa do TRE-RR, revitalização da sede atual, construção de postos de atendimento em todos os municípios de Roraima, entre outros de uma lista de 70 projetos. “A reunião nos deixou muito otimistas, pois em verdade ficou claro que a preocupação do TSE é com a capacidade de execução dos projetos. Ou seja, é preciso apresentar argumentos para realização de cada projeto, fiscalizar a execução e posteriormente prestar contas do que foi feito. Como já temos todos os projetos prontos, a concretização ficará muito mais viável”, destacou o presidente do TRE-RR.
Gursen De Miranda percorreu ainda todos os gabinetes dos ministros do TSE, entregando um kit com o livro “Roraima: Perspectiva Eleitoral” e a Agenda Positiva do TRE-RR, Biênio 2013-2015. O ministro Henrique Neves recebeu o material em mãos.