TRE-RR indefere candidatura de Neudo Campos e Jalser Renier

Em sessão ordinária realizada nessa terça-feira (12), o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) julgou 18 pedidos de registro de candidatura referentes às eleições gerais de 2014. Após o julgamento, que encerrou às 23h59, restam 17 ações para serem analisadas pelos juízes eleitorais. A sessão plenária de hoje (13), ocorre às 16 horas, e amanhã (14), será às 10 horas.
O candidato ao cargo de governador pela coligação “Salve Roraima”, Neudo Ribeiro Campos (PP), teve o registro indeferido em razão de condenação por peculato (crime contra a administração pública) pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região e também por rejeição de contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O candidato ao cargo de vice-governador, Paulo César Quartiero (DEM), também teve o registro indeferido em razão de compor a chapa de Neudo Campos.
Os juízes eleitorais também indeferiram a candidatura à reeleição do deputado estadual Jalser Renier Padilha (PSDC), devido a uma condenação pelo TRF da 1ª Região por crime contra a ordem tributária. O vereador e candidato a deputado estadual João Maria Mário César Balduino (PSDB) teve o registro indeferido por ausência de documentos obrigatórios.
Foram indeferidas ainda as candidaturas ao cargos de deputado estadual de Carlos Roberto Dias (PV), por não comprovação da escolaridade; Jucenir Matos de Araújo (PC do B), por não comprovação da filiação partidária; Gilmar Araújo dos Santos (PC do B), por ausência de filiação partidária. O registro de candidatura ao cargo de deputado estadual de James Moreira Batista (PPS) foi pedido em vista pelo juiz Paulo Cézar.
Na mesma sessão, foram deferidas as seguintes candidaturas ao parlamento estadual: Francisco Flamarion Portela (PTC), José Dias Liarte (PC do B), Edilson Diogo Paiva de Medeiros (PSL), Jean Frank Padilha Lobato (PMN), Elieth de Souza (PPS), José Alves da Silva Filho (PTC), Eugênio Thomé (PROS), Cláudio Aparecido da Silva (PDT), Jane José da Silva (PSL), Josineudo Sampaio Ferreira (PT do B). Também foi deferida a candidatura ao cargo de deputado federal de Mario Souza da Rocha (PPS).
De acordo com dados do TRE-RR, até o momento, dos 535 pedidos de registro de candidatura, os juízes analisaram 518, o que corresponde a 96,8% dos processos autuados. Foram deferidos os registros de 380 candidatos a deputado estadual, 77 candidatos a deputado federal, seis candidatos ao cargo de senador, doze suplentes, três candidatos a governador e três vice. A Corte indeferiu 13 candidaturas ao parlamento estadual, uma ao parlamento federal, um candidato a governador, um a vice e 21 candidatos tiveram a renúncia homologada.