Justiça Eleitoral roraimense recebeu 596 pedidos de registro de candidatura

Todos os requerimentos devem ser julgados até o dia 12 de setembro

Quantos registros de presidente

De acordo com dados do sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, a Justiça Eleitoral roraimense recebeu 596 pedidos de registro de candidatura. Os requerimentos foram feitos por meio eletrônico, no Sistema de Candidaturas Módulo Externo – CANDex 2022. No total, são 386 candidatos (64,77%) e 210 candidatas (35,23%) que pretendem concorrer nas Eleições Gerais de 2022.

Para o cargo de governador, foram registrados cinco candidatos: Antônio Oliverio Garcia de Almeida – PP (Todos Trabalhando e Deus Abençoando); Fábio Gonçalves de Almeida – PSOL (Federação PSOL/Rede); Juraci Francisco dos Santos – PDT; Rudson Leite da Silva – PV (Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil) e Maria Teresa Saens Surita Guimarães – MDB (Roraima Muito Melhor).

A única cadeira no Senado Federal poderá ser disputada por nove candidatos: Bartolomeu da Silva Tomaz – PSOL (Federação PSOL/Rede); Hiran Manuel Gonçalves da Silva – PP (Todos Trabalhando e Deus Abençoando); Ilderson Pereira da Silva – PTB; Helder Girão Barreto – PMN; Iran de Oliveira Marinho – PDT; Maurício Costa da Silva – Patriota; Ozeas Costa Colares Junior – Podemos; Romero Jucá Filho – MDB (Roraima Muito Melhor) e Telmário Mota de Oliveira – PROS (Vamos Cuidar Para Roraima Não Parar).

Para concorrer às oito vagas na Câmara Federal, foram registrados 160 candidatos a deputado (a) federal, o que dá uma média de 20 candidatos por vaga. As 24 cadeiras da Assembleia Legislativa Estadual serão disputadas por 399 concorrentes, o equivalente a 16,6 por vaga. Foram registrados ainda 18 candidatos a suplentes de senador e 5 candidatos ao cargo de vice-governador.

Conforme explicou o secretário judiciário do Tribunal regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), Elízio Melo, a Justiça Eleitoral recebeu 21 impugnações de registro de candidaturas, assim distribuídas: governador (1), senador (2), deputado federal (8) e deputado estadual (10). “Até o momento foram julgados 54 processos. A expectativa é que todos os julgamentos sejam realizados até cinco dias antes da data limite, que 12 de setembro”, disse o secretário.

As informações dos candidatos que solicitaram registro à Justiça Eleitoral podem ser consultadas no Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais no endereço divulgacandcontas.tse.jus.br.

Por meio do DivulgaCandContas, é possível consultar o quantitativo de candidaturas, verificar a situação de cada candidato, seu partido e federação, assim como seus dados biográficos (nome completo, gênero, estado civil, cor/raça, data de nascimento, nacionalidade/naturalidade e ocupação), conforme informado à Justiça Eleitoral. Os bens declarados pelos postulantes também estão disponíveis na ferramenta.

Próxima etapa

Conforme a Resolução TSE 23.675/2021, que dispõe sobre o registro de candidatura, caberá a qualquer candidato, partido político, federação ou Ministério Público, impugnar o pedido de registro, no prazo de cinco dias, contados da publicação do edital.

A partir da publicação do edital, correrá o prazo de dois dias para que o candidato escolhido em convenção requeira individualmente o registro de sua candidatura, caso o partido político ou a coligação não o tenha requerido.

Terminado o prazo para impugnação, o candidato, partido político ou coligação serão notificados para, no prazo de sete dias, contestá-la ou se manifestar sobre a notícia de inelegibilidade, juntar documentos, indicar rol de testemunhas e requerer a produção de outras provas, inclusive documentais.

Segundo o calendário eleitoral, até o dia 12 de setembro todos os pedidos de registro de candidatos, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devem estar julgados pelos tribunais regionais eleitorais, e publicadas as decisões a eles relativas. Os interessados em saber mais informações sobre os candidatos podem acessar divulgacandcontas.tse.jus.br.

#PraCegoVer: Card retangular dividido a meio horizontalmente. Na  parte superior mão masculina segurando uma lupa projetando foto três por quatro de uma pessoa. Parte inferior dividida em seis quadrantes de igual tamanho onde cada um apresenta os mapas das cinco regiões e do mapa do Brasil.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Acesso rápido