TRE RR e Facebook discutem criação de canal para combater desinformação durante eleições

A reunião ocorreu na sede administrativa do TRE-RR no dia 8 de abril.

A reunião ocorreu na sede administrativa do TRE-RR no dia 8 de abril.

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE RR) recebeu a visita de Celso de Faria Monteiro, um dos sócios do Facebook, para discutir medidas destinadas a promover um ambiente eleitoral mais seguro e transparente. Em uma reunião com a juíza auxiliar da presidência, Dra. Graciete Sotto Maior e os servidores da Secretaria judiciária Clodoaldo Fonseca (Coordenador de Processos) e Narla Santana (Coordenadora de Apoio ao Juízes). O foco foi a criação de um canal de comunicação dedicado a lidar com questões de propaganda irregular, desinformação e assédio nas redes sociais durante o período eleitoral.

 O objetivo principal dessa iniciativa é oferecer um recurso específico para lidar com os desafios que surgem no ambiente digital durante as eleições. Com a proximidade do pleito da Eleição Municipal, a disseminação de informações falsas e a propaganda irregular se tornam preocupações cada vez mais relevantes. O canal proposto seria uma ferramenta essencial para permitir que autoridades eleitorais e plataformas de mídia social cooperem de forma eficaz na identificação e resolução de problemas relacionados à desinformação e propaganda ilegal.

“A gente tem que pensar principalmente nas eleições de hoje na era digital, que  não se trabalha mais com santinhos e sim com memes,  os quais têm um alcance muito grande”  disse Dra. Graciete Sotto Mayor.

 

Além disso, a criação desse canal de comunicação ofereceria aos eleitores uma maneira direta de relatar atividades suspeitas ou conteúdo inapropriado nas redes sociais. Ao facilitar o processo de denúncia e investigação, essa abordagem pode ajudar a promover uma atmosfera eleitoral mais transparente e justa.

Essa colaboração promete fortalecer a capacidade de resposta a desafios emergentes no cenário eleitoral contemporâneo, proporcionando aos cidadãos um ambiente online mais seguro e confiável durante as eleições

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido