TSE promove reunião nacional para alinhar diretrizes da Justiça Eleitoral
Durante o evento, foram discutidos sete eixos temáticos prioritários

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), Adriano Nogueira, participou, no último dia 30 de abril, em Brasília, da Reunião de Diretores-Gerais da Justiça Eleitoral. O encontro, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reuniu representantes de todos os TREs do país com o objetivo de alinhar diretrizes e debater estratégias voltadas à modernização administrativa, orçamentária e tecnológica da Justiça Eleitoral.
Durante o evento, foram discutidos sete eixos temáticos prioritários. Em Gestão de Pessoas, os diretores abordaram temas como a governança em recursos humanos, a atualização normativa, a concessão de adicional de qualificação e a estruturação do Sistema Nacional de Gestão de Pessoas da Justiça Eleitoral.
No eixo Orçamento e Finanças, foram detalhadas a execução orçamentária de 2025, os créditos adicionais em andamento e as perspectivas para o orçamento de 2026, com ênfase na eficiência dos recursos públicos.
Já o eixo de Gestão da Informação e do Conhecimento, teve como foco a implantação do SEI Federação, na atualização para a versão 5.0 do sistema e nas diretrizes para a preservação digital de documentos, como o Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq) e a Tabela de Temporalidade da Justiça Eleitoral.
Também foram debatidas contratações compartilhadas, no eixo Administração, como medida para otimização de processos entre os tribunais. Já o eixo de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental tratou de estudos sobre o dimensionamento das seções eleitorais, planejamento integrado das eleições e ações de acessibilidade.
No eixo de Gestão de Identificação, o avanço da biometria foi apontado como ferramenta essencial para garantir a segurança do processo de votação. Por fim, em Tecnologia da Informação, foram discutidas iniciativas de cibersegurança, o desenvolvimento das urnas eletrônicas (modelos UE2013 e UE2028) e as aplicações de inteligência artificial no âmbito da Justiça Eleitoral.
Adriano Nogueira destacou a importância do encontro como espaço de integração e fortalecimento institucional e a participação do TRE-RR para o alinhamento de ações com as diretrizes nacionais. “É fundamental para o aprimoramento constante dos serviços prestados à sociedade”, afirmou.