Presidente do TSE visita Roraima e destaca tolerância zero para corrupção

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, chegou em Roraima por volta das 10 horas da manhã desta segunda-feira, 18, na pista da Base Aérea de Boa Vista, e seguiu com a comitiva para a sede do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima.
A programação foi realizada no auditório do TRE-RR e teve início com a exposição de algumas práticas de acesso à cidadania, com destaque para as atividades do Projeto Seminário Eleitoral, realizado em parceria com a Escola do Legislativo (Escolegis), cujo objetivo principal é esclarecer a população sobre os principais assuntos referentes às eleições.
Em seguida, houve a apresentação de uma peça teatral intitulada “Voto Consciente”, encenada pelo grupo amador chamado Reverbell, composto por estudantes de São João da Baliza. Após encenação, a ministra Cármen Lúcia parabenizou a iniciativa do grupo e pediu o apoio deles para multiplicar a ideia de combate à corrupção.
“O mesmo Brasil que os jovens querem é o que nós queremos, ou seja, sem corrupção. E vocês têm razão quando dizem, na peça teatral, que trata-se de uma doença gravíssima que contamina o corpo social e institucional. É uma forma de corromper a vontade do eleitor e eliminar sua liberdade, e isso é inadmissível”, ressaltou a presidente do TSE.
Conforme explicou a ministra Cármen Lúcia, a principal bandeira de sua gestão é tolerância zero para qualquer forma de corrupção. Ela disse ainda que está rodando o país inteiro para conhecer todas as realidades e dar apoio aos juízes a fim de que eles possam ter tranqüilidade para aplicar a legislação com rigor, eficácia e segurança.
“A Justiça Eleitoral está cada vez mais empenhada em dar cumprimento à vontade do povo brasileiro que é ter corrupção zero. Mas isso não depende somente das instituições. Diante de qualquer quebra da ordem jurídica nós iremos atuar, mas quem vota é o eleitor. Portanto, é ele quem deve votar limpo e seu voto deve ser soberanamente respeitado”, destacou a ministra.
A presidente do TSE citou ainda uma pesquisa realizada ano passado que indica a Justiça Eleitoral como a terceira instituição na qual o cidadão brasileiro mais acredita, ao contrário do que acontece em geral com o Judiciário.
“Eu quero que possamos chegar a ser a mais acreditada e isso depende de nós. Podem contar conosco do TSE, juntos poderemos fazer um belo pleito que a sociedade espera de nós, com um resultado cada vez mais próximo do que o povo quer”, disse a ministra.
Para encerrar agenda, houve uma reunião com os membros da Corte, juízes e promotores eleitorais e chefes de cartório. Após o evento, a ministra retornou para Brasília em torno das 12 horas.
Na análise da presidente do TRE-RR, desembargadora Tânia Vasconcelos a visita de cortesia da ministra Cármen Lúcia demonstra o interesse da administração atual em conhecer a realidade local a fim de contribuir para possíveis melhorias.
“A vinda da ministra se traduz na certeza de que podemos contar com o apoio do TSE nas ações que serão desenvolvidas para assegurar a legitimidade do pleito de 2012”, comentou Vasconcelos.
A presidente do TSE já visitou os tribunais regionais do Paraná, Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal e Espírito Santo. De acordo com sua assessoria, a ministra Cármen Lúcia pretende participar de encontros em todos os 27 TREs do Brasil, antes das eleições. O próximo compromisso será no dia 25 de junho com os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Sergipe.