TRE-RR promove mais uma doação de resíduos para reciclagem
Ação é parte da política de responsabilidade socioambiental da Corte Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), realizou essa semana a doação de diversos resíduos sólidos, como papel, plásticos, metais, vidro, equipamentos eletrônicos, suprimentos de impressão, pilhas, baterias, lâmpadas, resíduos de saúde e de obras, para que tenham uma destinação ambientalmente adequada.
César Augusto da Fonseca, chefe da Seção do Núcleo de Sustentabilidade do TRE-RR, explica que ações como essa são essenciais para preservar o equilíbrio ambiental e proteger os recursos naturais para as futuras gerações.
“Resíduos plásticos e metálicos são um problema ambiental significativo, especialmente devido à sua persistência e à poluição que causam nos ecossistemas e na economia. O descarte incorreto causa poluição, contamina o solo e a água, e prejudica a biodiversidade”, disse.
Ainda conforme ele, a reciclagem e o reaproveitamento de materiais reduzem a necessidade de extração de recursos naturais e diminuem a carga de resíduos nos aterros. “Descartar materiais corretamente e contribuir para um meio ambiente sustentável é essencial para proteger a saúde humana, os ecossistemas e a economia. Ao adotar o descarte correto e práticas sustentáveis, contribuímos para um futuro mais limpo e saudável, onde os recursos naturais são preservados e as comunidades são protegidas dos impactos negativos do descarte inadequado”, disse.
O plástico é um dos grandes inimigos do meio ambiente. Ele pode levar centenas de anos para se decompor e, enquanto isso, polui rios, lagos, oceanos e o solo. Além disso, quando queimado de forma inadequada, libera gases tóxicos que comprometem a saúde humana e agravam o aquecimento global.
Além de reduzir o volume de resíduos nos lixões, o descarte correto, ajuda a poupar energia e recursos naturais. Reutilizar embalagens, por exemplo, reduz a necessidade de produção de novos plásticos, incentivando hábitos de consumo mais conscientes.
O TRE-RR também descartou de forma correta os resíduos metálicos. Latas, ferragens, canos e molduras podem ser reciclados diversas vezes sem perder a qualidade. A reciclagem do alumínio, por exemplo, consome até 95% menos energia do que sua produção original, além de evitar a extração de minérios em áreas de preservação.
Outro objeto do Tribunal com essa prática é contribuir para a geração de empregos e renda para muitas pessoas, que atuam no setor de reciclagem.