Justiça Eleitoral Itinerante em Roraima bateu recorde de atendimento em 2025
O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima fechou o balanço 2025 das ações nesta semana

A Justiça Eleitoral Itinerante em Roraima bateu todos os recordes de atendimentos de anos anteriores em 2025. Os dados são do balanço concluído pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, divulgado nesta semana, e mostram que pela primeira vez na história da justiça eleitoral roraimense a ação conseguiu atender os 15 municípios, ampliando o acesso da população aos serviços eleitorais em todo o estado.
O analista judiciário Alessandro Lima, que atua na assessoria de gestão estratégica e eleições, informou que entre os meses de maio e dezembro, foram realizadas 29 ações. Até então o número máximo era de 23. Ao todo, foram contabilizados 9.138 atendimentos, com média de 315 atendimentos por ação.
Ainda segundo ele, na área da biometria, as ações contribuíram para a redução do número de eleitores sem biometria, que passou de 25.832 para 20.950, com a realização de 4.882 novos cadastros. “Em 2025, a Justiça Eleitoral Itinerante passou a ser executada de forma independente pelo TRE-RR, ampliando a autonomia institucional e a capacidade de planejamento e execução das ações, o que permitiu alcançar todos os municípios do estado ao longo do ano. Esses resultados refletem o fortalecimento das políticas de interiorização da Justiça Eleitoral na atual gestão, com presença institucional ampliada e serviços essenciais levados à população, inclusive em regiões de difícil acesso”, salientou.
Planejamento para 2026
Alessandro explicou que para 2026, o TRE-RR projeta suas ações de acordo com o calendário eleitoral. “O fechamento do cadastro eleitoral está previsto para o dia 6 de maio de 2026, e as ações da Justiça Eleitoral Itinerante deverão ser iniciadas tão logo haja disponibilidade orçamentária”, disse.
Entre as propostas está a realização de ações em Boa Vista, de acordo com ele, com foco no cadastro biométrico de eleitores e na antecipação do fechamento do cadastro, ampliando a regularização do eleitorado dentro do prazo legal. O calendário poderá sofrer ajustes caso haja eleição suplementar, possivelmente no início de abril.

