Acessibilidade Comunicacional
O TRE-RR está comprometido com a acessibilidade e inclusão

Para garantir acessibilidade comunicacional, o TRE de Roraima disponibiliza tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), legendas, audiodescrição e descrição de imagens em suas manifestações públicas (sessões plenárias, eventos, redes sociais, fotos, propagandas, vídeos e etc) observando a natureza da mensagem.
Com a adoção destas medidas, o TRE-RR atende às exigências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que, por meio da Resolução n.º 401, de 16 de junho de 2021, orienta os órgãos do Poder Judiciário quanto à adoção de medidas voltadas à promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência e também à Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e aos demais normativos vigentes que regem a matéria.
A Escola Judiciária da Justiça Eleitoral (EJE/RR), em seu planejamento pedagógico, idealizou um Programa de Formação em Acessibilidade e como primeira ação deste itinerário formativo realizou a Curso: "Como Construir um Ambiente mais Acessível nas Organizações Públicas", ministrado por Simone Pinheiro Machado de Souza, Coordenadora da CPAI do Superior Tribunal de Justiça e Presidente da Rede de Acessibilidade do DF, em 14/04/2023 pela Plataforma Zoom, voltada aos gestores, servidores, colaboradores do TRE e demais interessados.
Vejamos alguns exemplos de manifestações públicas do TRE-RR com recursos de acessibilidade:
#pracegover #pratodomundover #acessibilidade - No card imagem do ícone que tornou obrigatória a utilização do símbolo internacional de acessibilidade desenvolvido pelas Nações Unidas (ONU) em 2015 para identificar todos os serviços e locais acessíveis a pessoas com deficiência.