Preparativos para Eleição Suplementar em Alto Alegre

O pleito acontecerá no próximo dia 28 de abril

3ª Zona Eleitoral - Fachada - 17.04.2024

Além das eleições gerais e municipais que acontecem a cada quatro anos, existem também as eleições suplementares. Elas estão previstas no parágrafo 3º, artigo 224, do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). A Justiça Eleitoral convoca eleições suplementares sempre que candidatas e candidatos eleitos nos certames ordinários têm os registros de candidatura indeferidos ou são cassados pela prática de algum delito eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima se prepara para um momento importante de sua democracia local, com a eleição suplementar do município de Alto Alegre, marcada para o dia 28 de abril. Este pleito é para os mais de 11,2 mil eleitores que residem na região, constantes do cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral até o dia 29 de novembro de 2023 e que terão a responsabilidade de decidir diretamente quem liderará o município até o final de 2024.

Cerca de 20 servidores do TRE-RR estarão trabalhando para garantir que tudo corra conforme o planejado. Desde a preparação das seções até o acompanhamento do fluxo de votação. A carga e lacre das urnas ocorrerá dia 23 de abril, na 1º zona eleitoral.

A infraestrutura da eleição suplementar terá um custo de aproximadamente R$ 454.890,00 (quatrocentos e cinquenta e quatro mil, oitocentos e noventa reais). Esse valor suprirá demandas como: pessoal e logística para os 14 locais de votação na 3ª Zona Eleitoral, que abrange todo o município de Alto Alegre.

3ª Zona Eleitoral - Recepção - 17.04.2024

O Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-RR, Wanderlan Fonseca, explicou sobre os procedimentos que ocorrem nessa reta final de preparação.

“Em relação às equipes dos 14 locais de votação, com 41 seções eleitorais que já foram designadas. Houve a publicação dos editais com os responsáveis pelos locais, a designação, convocação e treinamento dos mesários. E na parte de logística, agora nós temos a preparação das urnas eletrônicas, que no próximo dia 23, às 8h, acontecerá a cerimônia de geração das mídias, carga e lacre das 41 urnas eletrônicas e das 15 urnas de contingência para caso haja a necessidade de substituições.”

Os procedimentos para a votação em uma eleição suplementar são idênticos aos de um pleito ordinário. É preciso comparecer à seção eleitoral portando documento oficial de identificação com foto e o título eleitoral, se o possuir. O e-Título também pode ser apresentado para se identificar perante o mesário.

É proibido a qualquer pessoa portar, no recinto da cabina de votação, aparelhos celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer outro aparelho do gênero.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido