TRE-RR reúne representantes de partidos políticos para orientar sobre domicílio judicial eletrônico e prestação de contas
O encontro foi realizado no Plenário da Corte e marca agenda de capacitação com os partidos

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) realizou, na manhã desta terça-feira (13), uma reunião com representantes de todos os partidos políticos do estado para tratar de temas essenciais ao calendário eleitoral de 2025. O encontro aconteceu no Plenário da Corte e contou com a participação de advogados e assessores jurídicos que atuam diretamente nos processos eleitorais.
Na pauta, os dois assuntos principais foram a implementação do Domicílio Judicial Eletrônico e orientações sobre a prestação de contas anuais. Além disso, foram anunciadas novas ações de capacitação para as legendas partidárias ao longo do ano.
Segundo o secretário judiciário do TRE-RR, José Maria Neto, o objetivo central do encontro foi apresentar o novo sistema de comunicação processual entre a Justiça Eleitoral e os partidos.
“Introduzimos o tema Domicílio Judicial Eleitoral, que é um sistema novo que deve ser implementado ao longo dos próximos meses e que visa uma comunicação judicial mais rápida com os partidos políticos. A ideia por trás desse sistema é justamente possibilitar que as citações e notificações pessoais dos partidos e seus representantes sejam feitas por meio dessa plataforma, o que torna o processo mais ágil e gera economia para a administração”, explicou.
Durante a reunião, os participantes também receberam orientações técnicas sobre a prestação de contas dos diretórios partidários, com direito a um breve treinamento. O TRE-RR também divulgou que, ainda neste semestre, será lançado um calendário de capacitações voltadas aos partidos políticos, com temas como registro de candidaturas, propaganda eleitoral, condutas vedadas e outros aspectos normativos do processo eleitoral.
“Com essas ações de capacitação, temos como objetivo justamente minimizar os erros. Isso reforça a ideia de fazer um trabalho preventivo, porque sabemos que muitos partidos acabam sofrendo sanções por desconhecimento das atualizações normativas da Justiça Eleitoral. Essas capacitações visam reduzir riscos e estreitar ainda mais a relação entre os partidos e a Justiça Eleitoral, pois os partidos são nossos grandes parceiros”, completou o secretário judiciário.
#ParaTodosVerem | #ParaCegoVer | #Acessibilidade - Foto de um auditório com poltronas vermelhas e detalhes pretos ocupadas por um público diverso, incluindo homens e mulheres. À esquerda da imagem, uma mulher de cabelo liso e longo, usando blusa azul, está portando um crachá de identificação e uma calça azul, fala ao microfone em pé, está com uma das mãos erguidas. Ao fundo, vê-se um telão e um tripé com câmera.