Neste sábado (23), às 20h30 (horário de Brasília), ocorrerá a Hora do Planeta

Movimento alerta para a principal fonte de emissões dos gases que estão mudando o clima do planeta, que é a queima de combustíveis fósseis para a geração de todas as formas de energia

Hora do Planeta - 23.03.2024

Desde 2009, acontece no Brasil a #HoraDoPlaneta, sob a coordenação da rede WWF. Essa é uma campanha mundial que convida famílias, escolas, empresas e governos a desligar as luzes de suas casas, de prédios e de monumentos ou dedicar 60 minutos pra atividades ligadas ao meio ambiente, como um marco simbólico de preocupação e cuidado com o planeta.

Esse movimento nasceu em 2007 em Sydney, na Austrália. No dia 31 de março daquele ano, 2,2 milhões de moradores apagaram as luzes por uma hora. O objetivo era reduzir 5% do consumo de energia elétrica da cidade, e o resultado foi o dobro do esperado: 10,2%

O Brasil aderiu dois anos depois. No dia 08 de março de 2009, 113 cidades, 1.167 empresas e 527 organizações participaram da primeira edição nacional. Monumentos brasileiros como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro (RJ); a Catedral de Brasília, no Distrito Federal; a Ponte Estaiada, em São Paulo (SP), e o Teatro Amazonas, em Manaus (AM), entre outros, foram apagados.

O ano de 2012 foi o primeiro em que todas as 27 capitais brasileiras se envolveram na ação. Na edição de 2024, a WWF destaca que o apelo por aqui será em torno da segunda fase do manifesto “É Tempo de Restaurar”, que já engajou 23 influenciadores, alcançando um público de 10,9 milhões de seguidores, e convoca brasileiros a se tornarem voluntários digitais da organização no país.

Por que apagar as luzes?

Além de ser um ato simbólico, apagar as luzes ajuda a diminuir a emissão de gases de efeito estufa (GEE). A questão é que ainda é a partir da queima dos combustíveis fósseis que grande parte das casas, empresas e hospitais do mundo são abastecidos com eletricidade. E a energia de fontes fósseis (como o petróleo, o gás natural e o carvão) é a principal fonte de emissão destes gases que estão mudando o clima mundial, com consequências dramáticas para todas as formas de vida no planeta.

Para se ter uma ideia da gravidade da situação, 2023, segundo o relatório Estado do Clima Global 2023, divulgado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), da Organização das Nações Unidas (ONU), quebrou recordes de temperatura, de níveis de GEE, calor oceânico, aumento do nível do mar, perda de gelo marinho na Antártica e recuo das geleiras, ou seja, todos os principais recordes climáticos.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos valores praticados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, que dedica muito mais do que 60 minutos às ações sustentáveis, desenvolvendo medidas inovadoras no dia a dia que trazem economia aos cofres públicos e benefícios ao meio ambiente. O Tribunal conta, por exemplo, com um Plano de Logística Sustentável (PLS 2021-2026).

Participe da mobilização e compartilhe a sua ação positiva usando a hashtag #AMaiorHoraDoPlaneta 🌎

#PraTodosVerem | #PraCegoVer | #Acessibilidade – Card tem o fundo preto com elementos gráficos simbolizando estrelas. No canto superior esquerdo a marca da justiça eleitoral roraimense. No centro, está o texto: “Apague as suas luzes durante a Hora do Planeta. 23 de março, das 20h30 às 21h30." Na parte inferior, a ilustração do planeta terra.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido