Justiça Eleitoral de Roraima investe em redes sociais

Com a proposta de aproximar a Justiça Eleitoral da juventude, uma das principais diretrizes da atual gestão do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) é investir em redes sociais como o Facebook (Tribunal Regional Eleitoral de Roraima TRERR), Twitter (@TRE_RR) e Instagram (@treroraima) para divulgar informações sobre as atividades desenvolvidas pela instituição. Além dessas ferramentas, o TRE-RR criou uma Agência de Notícias para atualizar, diariamente, com notícias de interesse público, o site www.tre-rr.jus.br.
Na análise do presidente do TRE-RR, desembargador Gursen De Miranda, o setor de comunicação de todo órgão público é fundamental para levar à sociedade, de forma transparente, informações acerca do trabalho diário que a instituição presta à população.
“Os dispositivos móveis se tornaram uma febre e vieram para ficar. Atualmente, quase todo mundo possui um smartphone para acessar internet o dia inteiro, tornando-se praticamente uma extensão do corpo. Nesse sentido, estamos produzindo conteúdo para que essa parcela da sociedade possa se manter informada sobre o que a Justiça Eleitoral roraimense está fazendo”, ressaltou.
Redes sociais
As ferramentas de mídias sociais são sistemas online projetados para permitir a interação entre internautas a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação que possibilitam a publicação de forma não centralizada. As redes sociais têm transformado a forma de comunicar das pessoas em razão da capacidade do seu alcance mundial e do baixo custo.
A primeira rede social da Justiça Eleitoral roraimense foi o twitter (@TRE_RR), criado em 23 de agosto de 2010, para divulgar, em tempo real, as atividades do TRE-RR e as decisões e julgamentos da Corte Eleitoral. O twitter de Roraima foi um dos pioneiros da Justiça Eleitoral brasileira, atualmente conta com 1.805 seguidores e 1.562 tweets, sendo um dos Tribunais com maior número de seguidores.
O Instagram (@treroraima) foi criado em 15 de fevereiro de 2013 e possui atualmente 185 seguidores e 44 fotos postadas referentes a eventos realizados pela Justiça Eleitoral. Trata-se de um aplicativo gratuito que permite aos usuários tirar uma foto e depois compartilhá-la em uma variedade de redes sociais como o Twitter, Facebook entre outras. A página do Facebook (Tribunal Regional Eleitoral de Roraima TRERR), criada em 1.º de março de 2013 e curtida por 244 pessoas, publica os registro fotográficos e matérias da Justiça Eleitoral.
Além das redes sociais, o Tribunal criou uma Agência de Notícias na qual são produzidas notícias diariamente e publicadas no site da instituição no endereço eletrônico www.tre-rr.jus.br.