Mais de 71 mil eleitores de Boa Vista fizeram o recadastramento biométrico

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) já realizou o recadastramento biométrico de 71.104 eleitores de Boa Vista, o que representa 38,58% do eleitorado. A previsão da Justiça Eleitoral é que até o final de setembro deste ano todos os 184.292 eleitores da Capital sejam recadastrados e possam votar nas Eleições Gerais de 2014 por meio da identificação digital. O expediente ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.
Na análise do presidente do TRE-RR, desembargador Gursen De Miranda, o sucesso do projeto Biometria Eleitoral é fruto das parcerias firmadas com a Universidade Estadual de Roraima, Governo do Estado e Prefeitura de Boa Vista, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima, Defensoria Pública, Câmara Municipal, Eletrobrás e Caer.
“Agradecemos a todos os parceiros que contribuem para a concretização do recadastramento biométrico em nossa Capital. A população está atendendo a convocação feita pela Justiça Eleitoral graças à intensa divulgação realizada pela imprensa local”, ressaltou Gursen De Miranda.
Colaboram com o TRE-RR as rádios Equatorial, Folha, Monte Roraima, Roraima, Tropical e Transamérica; as TV’s Roraima, Imperial, Tropical, Universitária, Cidade, Ativa e Boa Vista; os sites roraimaemfoco.com, fontebrasil.com, macuxi.com, g1.globo.com e o Cine Super K.
Convocação por bairro
No mês de julho, o TRE-RR iniciou a convocação por bairros, para organizar as filas. Moradores dos bairros Calungá, São Francisco, Centro, Caranã, Cauamé, Jardim Caranã e Santa Tereza deverão fazer o Recadastramento Eleitoral Biométrico das 8h às 17h nas 1ª ou 5ª Zonas Eleitorais, localizadas na Av. Santos Dumont, n.º 760 - Bairro São Pedro, e Av. Nazaré Figueiras, 2077 - Bairro Pintolândia, respectivamente.
Durante todo o mês de julho, moradores dos referidos bairros que ainda não fizeram o recadastramento, devem se apressar, pois no mês de agosto, o público de outros 19 bairros será convocado. A iniciativa, segundo o presidente do TRE-RR, desembargador Gursen De Miranda, visa evitar que se formem filas para o atendimento, de modo que o eleitor possa continuar fazendo o recadastramento com conforto e rapidez. “O atendimento espontâneo vai continuar sendo feito, ou seja, mesmo quem não for morador desses bairros poderá ser atendido, estamos apenas organizando a demanda para que no final do prazo não ocorram filas”, reforçou.
Para se recadastrar, basta apresentar um documento oficial com foto, título de eleitor e comprovante de residência atualizado (últimos três meses). O eleitor boa-vistense, empregado público ou empregado da iniciativa privada, que efetivar a revisão de seu cadastro eleitoral fará jus ao abono de 1 (um) dia de trabalho, sem prejuízo do salário, conforme a Resolução 126/2013 do TRE-RR, art. 48 do Código Eleitoral, art. 97, inciso II, da Lei n.º 8112/1990, art. 473, inciso V, da Consolidação das Leis do Trabalho.
Para ter acesso ao benefício, o eleitor precisa avisar a ausência ao chefe imediato com 48 horas de antecedência e solicitar declaração emitida pelo Cartório Eleitoral confirmando a presença do trabalhador no Recadastramento Eleitoral Biométrico.
Segurança
A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. Com isso, fica praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.