TRE-RR comunica TSE sobre problemas no sistema ELO e pede soluções

Em razão da lentidão e travamento na execução do Sistema ELO, utilizado para a realização do Recadastramento Biométrico, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargador Gursen De Miranda, enviou na tarde dessa quinta-feira, 25, ofício à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, comunicando o problema e solicitando gestões urgentes para solucioná-lo.
De acordo com o documento enviado ao TSE, existem casos de interrupção no atendimento sem possibilidade de continuidade, acarretando desconforto aos eleitores, devido ao aumento no tempo de espera. Os problemas ocorrem durante todo o dia, agravando-se no período da tarde.
“Estamos adotando essa medida preventiva antes que ocorram tumultos, a fim de garantir a integridade física dos servidores e colaboradores que atendem o público nos Cartórios Eleitorais”, disse Gursen De Miranda.
O presidente do TRE-RR comentou que, em contato com técnicos do TSE, foi informado que um dos motivos da lentidão do sistema possivelmente seja a sobrecarga devido à grande quantidade de dados biométricos sendo recepcionados no TSE, enviados pelos diversos Regionais ao longo do dia, uma vez que a Biometria Eleitoral está sendo feita em várias cidades do país.
“Diante dessa situação, solicitei sejam adotadas medidas urgentes para resolver o problema, que persistindo comprometerá a meta final e por consequência a conclusão dos trabalhos no prazo fixado pela Corte Superior Eleitoral”, ressaltou.
Até o momento, 76.581 eleitores de Boa Vista fizeram o recadastramento biométrico, o que representa 41,55% do eleitorado. A previsão da Justiça Eleitoral é que até o final de setembro deste ano todos os 184.292 eleitores da Capital sejam recadastrados e possam votar nas Eleições Gerais de 2014 por meio da identificação digital.
Documentação
Para se recadastrar, o eleitor deve comparecer na 1ª Zona Eleitoral (Av. Santos Dumont, n.º 760 - bairro São Pedro) ou na 5ª Zona Eleitoral (Av. Nazaré Filgueiras, 2077 - bairro Pintolândia), no horário das 8h às 18h. Basta apresentar um documento oficial com foto, comprovante de residência atualizado e título de eleitor. Diariamente, serão distribuídas mil senhas em cada cartório e os portões são fechados às 16 horas.
O eleitor boa-vistense, empregado público ou empregado da iniciativa privada, que efetivar a revisão de seu cadastro eleitoral fará jus ao abono de um dia de trabalho, sem prejuízo do salário, conforme a Resolução 126/2013 do TRE-RR, art. 48 do Código Eleitoral, art. 97, inciso II, da Lei n.º 8112/1990, art. 473, inciso V, da Consolidação das Leis do Trabalho.
Para ter acesso ao benefício, o eleitor precisa avisar a ausência ao chefe imediato com 48 horas de antecedência e solicitar declaração emitida pelo Cartório Eleitoral confirmando a presença do trabalhador no Recadastramento Eleitoral Biométrico.
Segurança
A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. Com isso, fica praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.