TRE-RR vai distribuir 2 mil senhas por dia para recadastramento biométrico

Em razão da limitação de recursos humanos e materiais, a partir da próxima segunda-feira (29), a Justiça Eleitoral roraimense vai distribuir mil senhas destinadas ao recadastramento biométrico na 1ª Zona Eleitoral, localizada na avenida Santos Dumont, n.º 760 – bairro São Pedro, e mil senhas na 5ª Zona Eleitoral, situada na avenida Nazaré Filgueiras, 2077 - bairro Pintolândia. O atendimento ocorre no horário das 8h às 18h, mas os portões são fechados às 16 horas.
Conforme explicou o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), Adriano Nogueira, outro fator que contribuiu para adoção da medida foi o congestionamento do sistema utilizado para realizar a revisão biométrica. “Como a Biometria Eleitoral está sendo feita em várias cidades do país, o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o qual o TRE-RR é interligado, está sobrecarregado e lento em determinados períodos. Em média, 1.800 eleitores são atendidos diariamente e nossa capacidade está no limite”, esclareceu.
Ele comentou ainda que, buscando melhorar cada vez mais o atendimento à população, o TRE-RR já contratou internet banda larga e aguarda a empresa Oi instalar o serviço. Atualmente, na 5ª Zona Eleitoral, a biometria é feita com internet fornecida por uma antena Via Satélite.
Até o momento, 74.198 eleitores de Boa Vista, o que representa 40,26% do eleitorado. A previsão da Justiça Eleitoral é que até o final de setembro deste ano todos os 184.292 eleitores da Capital sejam recadastrados e possam votar nas Eleições Gerais de 2014 por meio da identificação digital.
Na análise do presidente do TRE-RR, desembargador Gursen De Miranda, o sucesso do projeto Biometria Eleitoral é fruto das parcerias firmadas com a Universidade Estadual de Roraima, Governo do Estado e Prefeitura de Boa Vista, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima, Defensoria Pública, Câmara Municipal, Eletrobrás e Caer.
“Agradecemos a todos os parceiros que contribuem para a concretização do recadastramento biométrico em nossa Capital. A população está atendendo a convocação feita pela Justiça Eleitoral graças à intensa divulgação realizada pela imprensa local”, ressaltou Gursen De Miranda.
Documentação
Para se recadastrar, basta apresentar um documento oficial com foto, título de eleitor e comprovante de residência atualizado. O eleitor boa-vistense, empregado público ou empregado da iniciativa privada, que efetivar a revisão de seu cadastro eleitoral fará jus ao abono de um dia de trabalho, sem prejuízo do salário, conforme a Resolução 126/2013 do TRE-RR, art. 48 do Código Eleitoral, art. 97, inciso II, da Lei n.º 8112/1990, art. 473, inciso V, da Consolidação das Leis do Trabalho.
Para ter acesso ao benefício, o eleitor precisa avisar a ausência ao chefe imediato com 48 horas de antecedência e solicitar declaração emitida pelo Cartório Eleitoral confirmando a presença do trabalhador no Recadastramento Eleitoral Biométrico.
Segurança
A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. Com isso, fica praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.