Conheça as principais atividades desenvolvidas pelo Controle Interno do TRE-RR

Avaliar a eficácia do gerenciamento de riscos corporativos e recomendar melhorias, conforme as normas estabelecidas pelo Institute of Internal Auditors no Brasil, são algumas das funções essenciais desempenhadas pelos auditores que desenvolvem suas atividades no Controle Interno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). Essas atribuições estipulam que a auditoria interna alcança a avaliação da confiabilidade das informações, a eficácia e a eficiência das operações e o cumprimento de leis e normas aplicáveis.
A atuação do controle interno de cada Regional foi regulamentado por meio do Parecer 02/2013, da Secretaria de Controle Interno do Conselho Nacional de Justiça. De acordo com a norma, deve haver uma divulgação das atividades aos ministros, desembargadores, juízes auxiliares, diretores, secretários, coordenadores, chefes de seção e de divisão e a todos os servidores da Justiça Eleitoral.
A unidade de controle interno deve atuar ainda com prioridade na definição de procedimentos e medidas para evitar falhas de ordem operacional, acompanhar a execução das atividades em caráter opinativo, preventivo ou corretivo, buscando evitar erros de ordem intencional, ou não, protegendo a fidelidade das informações geradas, com segurança e de forma a fornecer subsídios aos gestores quanto à tomada de decisão.
Conforme a norma do CNJ, os auditores internos ao se incumbirem de suas responsabilidades assistem a alta administração no exame, na avaliação, na comunicação e na recomendação de melhorias para uma maior adequação e eficácia do gerenciamento de riscos corporativos da organização.
Estão inseridas nas atividades a realização de auditoria mediante a revisão, a avaliação e o acompanhamento dos controles internos, com verificação do cumprimento das políticas traçadas pela alta administração para verificar se estão sendo cumpridas as normas para cada atividade. Por outro lado, a unidade de controle interno não pode exercer o papel de assessoramento na definição de estratégias de riscos e sim aplicar exames de auditoria para avaliação do gerenciamento e da estratégia definida pela Administração na gestão de riscos.