Consultas populares: canal do TSE no YouTube lança série sobre o assunto

Além de elegerem prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, cinco municípios, no dia 6 de outubro, irão deliberar sobre temas de interesse local

Canal do TSE no YouTube lança série de vídeos sobre consultas populares - 02.09.2024

O canal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no YouTube lançou, nesta segunda-feira (2), a série “Consulta popular: entenda a diferença entre plebiscito e referendo”. A playlist visa esclarecer como ocorrem as consultas populares e destacar sua importância para as eleitoras, os eleitores e para o país. A série contará com seis episódios, que irão ao ar diariamente nesta semana, sempre às 13h. 

Nas Eleições Municipais de 2024, além da escolha de representantes para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, em cinco municípios, as eleitoras e os eleitores também irão deliberar sobre propostas de interesse local por meio de plebiscitos ou referendos. 

Um dos vídeos da série abordará a eleição simulada na localidade de Governador Edison Lobão, no Maranhão. No dia 6 de outubro, o eleitorado participará de um plebiscito para decidir sobre a possível mudança do nome da cidade para Ribeirãozinho do Maranhão.  

Outro episódio detalhará o referendo que acontecerá em Belo Horizonte (MG), em que os moradores decidirão, por voto, se aprovam ou rejeitam a alteração da bandeira da capital mineira.  

Confira o primeiro episódio da série “Consulta popular: entenda a diferença entre plebiscito e referendo”. 

CL/LC, DB  

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Acesso rápido